Um novo Conselheiro no Tribunal de Contas

Divulgação/TCE

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/05/2023 - 10:05 - Atualizada em: 22/05/2023 - 10:32

Aderson Flores

“Na primeira quinzena de maio tomei posse como Conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina, na vaga constitucionalmente destinada aos procuradores do Ministério Público de Contas.

Dos sete cargos existentes, quatro deles são destinados à indicação pela Assembleia Legislativa e três pelo Governador. Destes três, um é de livre escolha, um reservado aos conselheiros substitutos e outro aos procuradores.

Minha vida profissional começou no Tribunal Regional do Trabalho, em 1993, onde tive uma boa formação processual e a certeza de que a Justiça é feita por pessoas. Em 2009, mediante concurso, ingressei como procurador no Ministério Público fiscal, adquirindo desde então experiência na atuação perante a Corte de Contas.

Boa parte de minha vida estou no serviço público. Então, minha intenção é justamente continuar sendo um bom servidor público, agora em outro patamar, no Tribunal de Contas, defendendo aquilo que sempre defendi durante a minha vida, princípios e valores, com ênfase na defesa de direitos fundamentais e do interesse público.

O Tribunal está em um excelente momento, evoluindo para uma atuação na época dos fatos, interagindo com o governo do estado, com os 295 municípios catarinenses e com a sociedade.

Somos hoje o que o Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior chamou de Tribunal de Governança Pública, atuando ao lado dos gestores, apostando na educação e na difusão do conhecimento sobre gestão pública. Delegando para um momento posterior, e em caso de descumprimento das determinações e recomendações do Tribunal, a adoção de medidas mais enérgicas.

Eu venho para somar, para atuar em conjunto com os meus pares, agregando a experiência que adquiri durante a minha vida, com algum conhecimento técnico, com humanismo e com diplomacia, mas também com humildade, e sem deixar de lado o rigor quando isso for necessário.

Nos dizeres do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso, nada é permanente, exceto a mudança. Desejo sucesso ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, bem como aos gestores públicos do Estado e dos municípios catarinenses, sucesso que pretendo sempre ajudar a construir!”

(*) Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina