A Prefeitura de Corupá está trabalhando para possibilitar a reabertura da Rota das Cachoeiras, fechada à visitação pública desde o ciclone bomba, ocorrido em 2020. Na segunda-feira (24), o prefeito Nininho Eipper (Novo) assinou um acordo de cooperação técnica entre o Município e a Invest SC, empresa vinculada ao Governo de Santa Catarina, com o objetivo de atrair investimentos e viabilizar um projeto preliminar de parceria público-privada (PPP).
O acordo marca o início do planejamento para a elaboração do edital de concessão da Rota das Cachoeiras por até 30 anos, que já possui autorização legal (Lei Municipal nº 2.671). O próximo passo será estruturar um modelo que atenda às necessidades da região e aos requisitos técnicos exigidos.
Segundo Nininho Eipper, a parceria com a Invest SC deve-se à experiência da agência de atração de investimentos na formulação de editais de grande porte. A empresa tem um histórico de sucesso na gestão de concessões, sob a liderança do diretor-presidente, Renato Lacerda, e do diretor de Parcerias e Concessões, Maurício Euclides de Melo, que estiveram na cidade para oficializar a assinatura do acordo.
“Estamos no caminho certo para atender um desejo de toda a comunidade de Corupá. Este é um processo meticuloso, que será conduzido com responsabilidade, ética e transparência”, afirmou o prefeito, assegurando que todos os passos do processo serão amplamente divulgados para garantir a transparência nas etapas de estudo e concessão.

Antes de seu fechamento, a Rota das Cachoeiras era um dos principais atrativos turísticos da região | Foto: Arquivo OCP
A expectativa é de que, com a concretização do projeto, a Rota das Cachoeiras volte a ser um dos principais atrativos turísticos da região, impulsionando a economia local. A secretária de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Glauce Araújo, declarou que “a concessão é o melhor caminho para uma gestão eficiente deste importante ativo turístico, que tem potencial enorme, e que certamente vai impulsionar a economia local e o desenvolvimento sustentável”.