Trump proíbe entrada de passageiros do Brasil nos EUA

Foto Mandel Ngan

Por: Pedro Leal

25/05/2020 - 08:05 - Atualizada em: 25/05/2020 - 08:57

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou neste domingo (24) um decreto que proíbe a entrada de viajantes que passaram pelo Brasil nos últimos 14 dias.

A medida foi tomada devido aos casos registrados do novo coronavírus e deve entrar em vigor em 29 de maio.

De acordo com o comunicado divulgado pela Casa Branca, a restrição é necessária para “proteger o país” da contaminação pelo novo coronavírus.

A medida não será aplicada aos cidadãos norte-americanos, residentes e filhos de residentes menores de 21 anos. Trump já havia sugerido o veto a passageiros do Brasil na última terça-feira (19), em coletiva na Casa Branca.

“Não quero pessoas vindo para cá e infectando nosso povo. Também não quero que as pessoas fiquem doentes por lá. Estamos ajudando o Brasil com respiradores… O Brasil está tendo problemas, não há dúvida sobre isso”, declarou o republicano.

Mais cedo, o consultor de segurança nacional da Casa Branca, Robert O’Brien, informou que a medida seria tomada ainda neste domingo. O’Brien disse que os Estados Unidos também analisarão as restrições para outros países do Hemisfério Sul.

Segundo um comunicado oficial da Casa Branca, a medida barrando a entrada de brasileiros e de estrangeiros que estiveram no Brasil no período de 14 dias antes da chegada aos EUA visa impedir novas infecções nos EUA.

“Hoje o presidente tomou a ação decisiva para proteger nosso país, ao suspender a entrada de estrangeiros que estiveram no país durante um período de 14 dias antes de buscar a admissão nos Estados Unidos. A ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país. Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil”, afirma a nota, divulgada no portal G1.

O assessor especial da presidência para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, através das redes sociais, minimizou o decreto de Trump.

“Ao banir temporariamente a entrada de brasileiros nos EUA, o governo americano está seguindo parâmetros quantitativos previamente estabelecidos, que alcançam naturalmente um país tão populoso quanto o nosso. Não há nada específico contra o Brasil. Ignorem a histeria da imprensa”, afirmou.

Os EUA já haviam banido a entrada de residentes de outras áreas que foram foco da pandemia, incluindo passageiros da China, do Irã, de países europeus membros da zona Schengen, do Reino Unido e da Irlanda.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul