Trabalhadores da Celesc iniciam paralisação em Jaraguá do Sul e região

Foto: Fabio Junkes

Por: Pedro Leal

13/09/2023 - 09:09 - Atualizada em: 13/09/2023 - 09:42

Aproximadamente 70 trabalhadores da Celesc iniciaram uma paralisação dos atendimentos nesta quarta-feira (13), em meio a negociação entre os trabalhadores e a diretoria da estatal, sem acordos após algumas rodadas de negociação.

A Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel), coletivo dos sindicatos que representam os trabalhadores da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), havia informado nesta terça-feira (12) que a categoria paralisaria suas atividades “como protesto à postura da Diretoria da companhia”. Confira sequencia da nota, na íntegra:

“Apesar da empresa receber diversas premiações pelo bom atendimento à população, fruto do empenho e dedicação de celesquianas e celesquianos, a Diretoria da empresa não reconhece, nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024, este esforço coletivo da categoria. Além disso, há a preocupação de que os gestos da atual Diretoria da empresa indiquem uma possível preparação para a privatização da companhia – o que contraria o discurso do Governador Jorginho Mello, a quem sindicatos e categoria clamam para que esteja atento aos rumos das negociações do Acordo Coletivo. Deste modo, resta aos(às) empregados(as) da Celesc mostrar seu descontentamento com a atual Diretoria. Registramos que, apesar da paralisação em todo o estado de Santa Catarina, os serviços de urgência e emergência seguem sendo realizados, o que demonstra o comprometimento da categoria com a população catarinense. Celesc Pública, bom para todo mundo.”

A nota é assinada pela Intercel – Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina. Além de não reconhecer o acordo coletivo 2023/2024, a entidade está preocupada com uma possível privatização da Celesc.

A Companhia informou que os trabalhos nas lojas de atendimento da estatal em Jaraguá, Guaramirim, Corupá e Schroeder devem retornar na quinta-feira e que mantém os atendimentos em casos de emergência.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).