Top 10: Araquari dá um salto na arrecadação de ICMS no estado; entenda

Instalação da fábrica da BMW teve impacto significativo no retorno do ICMS | Foto: Divulgação/IBMW

Por: OCP News Joinville

14/06/2024 - 11:06 - Atualizada em: 14/06/2024 - 11:18

Araquari pode se juntar ao seleto grupo das dez cidades do estado com maior retorno de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em 2025. Segundo a prévia divulgada na semana passada pela Secretaria de Estado da Fazenda, o município já aparece na décima colocação.

O avanço de Araquari no ICMS tem sido impressionante. Há duas décadas, a cidade vizinha a Joinville estava na 83ª posição no ranking estadual, com uma fatia de apenas 0,19% no retorno do imposto. Em 2014, após a entrada em operação da fábrica da BMW, Araquari subiu para a 44ª posição, com um índice de 0,39%. Atualmente, o município ocupa a 12ª colocação, com uma parcela de 1,32%, e pode alcançar 1,45% no próximo ano, caso os índices provisórios sejam confirmados.

O prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSD), atribui esse crescimento à estratégia “agressiva” de atração de empresas, iniciada no final dos anos 2000 e intensificada nos últimos anos. A instalação da fábrica da BMW em 2014 teve um impacto significativo no retorno do ICMS para a cidade, complementada pela contribuição de outras indústrias.

Embora os números ainda sejam provisórios e os índices definitivos só sejam divulgados em dezembro, as expectativas são altas para que Araquari consolide seu lugar entre as dez cidades com maior retorno de ICMS em Santa Catarina em 2025.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.