O famoso chocolate Toblerone deve perder o status de chocolate suíço – e com isso terá de reformular sua embalagem – após a decisão do conglomerado Mondelez de mover parte da produção do Toblerone para a capital da Eslováquia, Bratislava.
Com a mudança, o chocolate deve retirar da embalagem o perfil da montanha suíça Matterhorn – desde 2017, a lei suíça proíbe que produtos que não sejam fabricados exclusivamente no país utilizem símbolos nacionais.
Em entrevista à CNN, a empresa afirmou que o logotipo da marca será remodelado e que irá retirar o “Made in Switzerland” da embalagem.
“Por motivos legais, as mudanças que estamos fazendo em nossa fabricação significam que precisamos ajustar nossa embalagem para cumprir a legislação suíça”, disse um porta-voz da empresa.
No lugar do Matterhorn, a nova embalagem terá “uma nova fonte e logotipo, inspirados ainda nos arquivos Toblerone, e a inclusão da assinatura do fundador, Tobler”.
O Toblerone foi lançado em 1908 e desde a década de 1990 era produzido exclusivamente na Suíça.
A tradicional montanha de Matterhorn, nos Alpes, de 4.478 metros de altura, será substituída por representação genérica na embalagem do Toblerone –que ainda
A Mondelez é um conglomerado multinacional norte-americano de alimentos. Além do Toblerone, a multinacional é dona de Lacta, Milka, Oreo, Trakinas, Tang, goma de mascar Trident e queijo Philadelphia, entre outras.