Ter uma “casa do futuro” já está ao seu alcance, explica WEG

Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

19/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 19/04/2024 - 16:55

O uso de tecnologia pode facilitar em muito o dia a dia, e a chamada automação residencial é uma das frentes neste sentido em que a WEG, de Jaraguá do Sul, atua diretamente com uma ampla gama de soluções, entre tomadas inteligentes que permitem a ativação remota de dispositivos a instalações para automatizar a abertura e o fechamento de persianas.

A automação residencial é um conjunto de tecnologias que possibilita programar e automatizar o funcionamento de vários equipamentos, como TV, ar-condicionado, cafeteira, iluminação, sensores, persianas, entre outros produtos.

O objetivo é transformar o lar em um ambiente de extremo conforto e versatilidade para seus moradores, tornando-o uma smart home.

Por meio de um dispositivo móvel conectado à internet (como um smartphone ou tablet, por exemplo), é possível controlar e gerenciar remotamente a residência.

Assim , é possível manter-se conectado ao seu lar sem que haja a necessidade de uma interação física – ou seja, você não precisará entrar em contato direto com o controle do seu ar-condicionado para o ligar, por exemplo.

É possível até controlar os aparelhos da casa de fora de casa, bastando ter acesso à internet móvel (3G, 4G, 5G) ou Wi-Fi – e hoje, não é mais necessário que a residência seja pensada desde o princípio para ser uma “casa inteligente”: é possível ir aos poucos instalando medidas smart no lar, por um custo acessível e de forma que não afete a sua rotina com a reforma.

“Diferente do que geralmente é pensado, é possível começar a implementação da automação residencial de forma gradativa e sem gastar muito com isso. Basta se planejar e escolher os produtos ideais para a sua rotina, sem ter a necessidade de realizar um projeto completo logo de cara. A maioria dos dispositivos oferecidos no mercado executam as suas funcionalidades sem precisar do auxílio de outro dispositivo smart para funcionar, precisando somente estar conectado à internet”, frisa o guia de Smart Homes da WEG.

Essas soluções podem ser integradas a outras tecnologias inteligentes usadas no dia-à-dia, como as assistentes virtuais Alexa, da Amazon, e Google Assistent, da Google, assim como aparelhos como controles universais, sensores de movimento e câmeras de segurança, para garantir um controle ainda maior sobre o lar.

Acessibilidade

O tópico também é importante para Pessoas com Deficiência (PCDs), pois a automação residencial e acessibilidade são assuntos que se conectam diretamente;

“Para pessoas com deficiência, realizar tarefas diárias pode ser um desafio. Sendo assim, a automação residencial entra em cena permitindo que essas atividades sejam realizadas com mais praticidade”, explica a empresa.

Luzes, termostatos, fechaduras e até mesmo aparelhos eletrônicos podem ser controlados por meio de dispositivos inteligentes. Isso significa que um simples toque em um smartphone ou um comando de voz pode acender as luzes ou regular a temperatura do ambiente. Ou seja: muito mais independência e autonomia aos usuários.