O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira (3) que a tarifa de 25% sobre produtos de origem do México e do Canadá começam a ser cobradas a partir desta terça-feira (4).
“As tarifas, você sabe, elas estão prontas. Elas começam a ser efetivas amanhã (terça)”, afirmou Donald Trump em uma declaração na Casa Branca, nos EUA.
O anuncio da tributação sobre os dois países, tradicionais parceiros comerciais dos EUA, foi anunciada por Trump em janeiro.
O presidente norte-americano também já anunciou tarifas para aço e alumínio em 25% – medida que deve afetar também o Brasil, exportador importante de aço.
Em sua rede social Truth Social, Trump afirmou que os produtores norte-americanos devem se preparar para fazer bons negócios.
“A aos grandes agricultores dos Estados Unidos: Preparem-se para começar a produzir muitos produtos agrícolas para serem vendidos dentro dos Estados Unidos. As tarifas entrarão em vigor para produtos externos no dia 2 de abril. Divirta-se!”, afirmou, sem dar mais detalhes.