O reajuste das taxas cobradas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul ficou abaixo do autorizado pelo governo do estado.

O Samae de Jaraguá do Sul recebeu nesta semana a Deliberação 033/2020, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), referente ao percentual de reajuste da Tarifa de Saneamento.

Todos os anos a ARIS valida junto ao Samae o índice permitido para reajuste das tarifas de saneamento. De acordo com a Deliberação, o índice proposto pela ARIS foi de 6,63%.

Segundo do diretor do Samae, Ademir Izidoro, após o recebimento da autorização para o reajuste, a prefeitura decidiu aplicar apenas o ajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a taxa de inflação oficial, de 4,77%.

Assim, a partir de 1 de fevereiro de 2021, as tarifas de água, esgoto sanitário e resíduos sólidos serão reajustadas em 4,77%, ou seja abaixo do autorizado, mas, ao mesmo tempo, dentro dos parâmetros definidos pela própria Agência Reguladora, que leva em consideração para o cálculo índices como o INPC, IGPM, INCC, IPCA e outros indicadores de respectivas áreas (energia elétrica, produtos químicos, custos administrativos, entre outros).

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul