Sucessão feminina: Caroline Obenaus Cani é empossada presidente da Acijs

Caroline Obenaus Cani | Foto: Rodrigo Arsego

Por: Elisângela Pezzutti

27/03/2024 - 06:03 - Atualizada em: 27/03/2024 - 14:28

A arquiteta e urbanista Caroline Obenaus Cani, 37 anos, assumiu a presidência da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) para o período 2024-2026, em solenidade realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), na noite desta terça-feira (26). Ela substitui a empresária Ana Clara Franzner Chiodini, 31 anos, que passa a fazer parte do Conselho Superior formado por ex-presidentes da entidade. Além da diretoria formada por 10 nomes, também foram empossados os líderes dos 20 Núcleos Empresariais representantes dos segmentos produtivos do município.

Sucessão feminina

Caroline Obenaus Cani, que ocupou por quatro anos a vice-presidência da Acijs para assuntos da comunidade, declarou que “é muito gratificante participar de uma entidade com a força de representatividade da Acijs” e também observou que esta é a primeira sucessão feminina à frente da Acijs. “E uma curiosidade é que o meu pai, Paulo Rubens Obenaus, passou a presidência para Paulo César Chiodini, pai da Ana Clara, e agora a Ana passa para mim. Então, isso mostra que as novas gerações estão dando continuidade ao trabalho que vem sendo feito pela Acijs, e mais importante ainda, isso reflete que essas gerações reconhecem o valor e o propósito envolvidos nessa entidade”, destaca Caroline.

“Entrar no associativismo para mim foi uma grata surpresa, fiquei encantada com a atuação e influência que a Acijs tem na nossa cidade. ‘Aqui tudo dá certo’ é a frase que mais escutei em todas as áreas em que atuei na Acijs, porque em Jaraguá tem pessoas determinadas a fazer dar certo, e isso contagia. É uma grande honra poder dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito pela classe empresarial, defendendo seus interesses e necessidades”, afirmou Caroline à reportagem do OCP.

“Renovação com continuidade”

A mudança de diretoria mantém um histórico da Acijs de valorizar lideranças jovens e de sequência nas diretrizes apoiadas em pilares que são eixos da atuação da entidade. A “renovação com continuidade”, que marca a transição de gestão, simboliza para a nova presidente a oportunidade de fortalecer os valores do associativismo empresarial de Jaraguá do Sul, em sintonia com os anseios da população, buscando um ambiente favorável de negócios, bem-estar e qualidade de vida à população. “Já são mais de 85 anos de um projeto idealizado por empresários comprometidos com o desenvolvimento da nossa cidade e região, que se fortalece graças à visão de diretorias que se renovam ao longo do tempo, sempre atuando em sinergia com o poder público e com outros setores organizados da sociedade civil. A nova gestão buscará evoluir de forma dinâmica e sempre conectada com os objetivos que acompanham a Acijs”, afirma.

Defesa de pautas estratégicas

Para Caroline, o legado de diretorias passadas motivam a gestão que assume no sentido de focar os mesmos propósitos de defesa de pautas estratégicas que buscam melhor infraestrutura logística e de mobilidade, permitindo às empresas continuarem crescendo de forma equilibrada para a geração de emprego e renda, ao mesmo tempo em que se tem melhores condições em áreas como saúde, educação, segurança pública, entre outros setores da comunidade. “Também continuaremos atuando para que o voluntariado continue fortalecido, com o engajamento de toda a sociedade neste trabalho tão importante para a área social”, faz questão de ressaltar.

Foco na inovação com sustentabilidade

Outro olhar importante da nova gestão será em direção ao futuro, onde a Acijs já atua em parceria com outras representações da comunidade. “Jaraguá do Sul vive um momento especial em que a cidade e região se voltam cada vez mais para a inovação com sustentabilidade, com o turismo, comércio e serviços que devem ser cada vez mais fortes, ao lado de indústrias competitivas apoiadas na tecnologia. Este conjunto vai assegurar que o crescimento da cidade ocorra de forma homogênea. É um desafio e tarefa de todos”, reitera a presidente.

Fomento ao empreendedorismo

Como não poderia deixar de ser, o apoio ao empreendedorismo é outra bandeira defendida pela nova presidente, para que a região continue fomentanto novos negócios e na sustentabilidade de projetos já existentes. “A Acijs continuará sendo a grande impulsionadora deste projeto, é uma ação coletiva com os demais segmentos organizados, apoiando associados e os novos empreendimentos. Queremos continuar contribuindo com os empreendedores para que tenham as melhores oportunidades de desenvolvimento. Programas de educação voltados à melhoria da gestão, com calendários de eventos direcionados ao empreendedorismo ou debatendo temas de interesse da classe empresarial. É assim que a Acijs contribui e continuará atuando para a construção da Jaraguá do futuro”, salienta.

Foto: Rodrigo Arsego

Quarta mulher a liderar a entidade

Caroline Obenaus Cani é a quarta mulher a liderar a entidade desde que a Acijs foi fundada, em 1938, com a finalidade de representar o setor empresarial de Jaraguá do Sul. Antes de Ana Clara Franzner Chiodini, a Acijs foi presidida por Christiane Hufenüssler (2000-2002) e Monika Conrads (2012-2014).

A nova diretoria da Acijs Gestão 2024-2026 é composta pelos seguintes membros:

Presidente: Caroline Elisa Obenaus Cani
Vice-Presidente Administrativo: Sthepen Salai Stahelin
Vice-Presidente Financeiro: Jaime Franzner Junior
Vice-Presidente de Articulação Institucional: Francisco dos Santos Tavares Junior
Vice-Presidente da Comunidade: Luiz Carlos Buzzarello
Vice-Presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial: Juliana Rodermel Joaquim
Vice-Presidente de Urbanismo: Elisane Bender de Freitas
Vice-Presidente de Empreendedorismo e Inovação: Daniel Marteleto Godinho
Vice-Presidente de Núcleos Empresariais: Simone da Rosa
Vice-Presidente de Marketing: Renata D’Aquino Faria Piazera

Núcleos Empresariais:

Núcleo de Automecânicas – Gilberto Nicoluzzi Junior
Núcleo de Concessionárias de Veículos – Joir Monzeis da Silva Silveira Junior
Núcleo de Gastronomia – Márcio Correa Santos
Núcleo de Gestão e Qualidade – Leandro Radünz
Núcleo de Hospitalidade – Jaciele Slusarski Gelinski
Núcleo de Jovens Empreendedores – Lucas Tomazetti
Núcleo de Loteadoras – Thiago Leoni
Núcleo de Marketing e Comunicação – Nilson Rafael Benkendorf
Núcleo de Eletrometalmecânica – Daniel Maiolino Ramos
Núcleo de Móveis Planejados – Emerson Wittkowski
Núcleo das Mulheres Empreendedoras – Karolliny Dutra dos Santos
Núcleo de Negócios Internacionais – Adriano Della Giustina
Núcleo de Panificação e Confeitaria – Valdemir Michels
Núcleo de Saúde e Bem-Estar – Tatiana Krawulski
Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho – Gisela Eger
Núcleo de Terraplenagem – Vanduir Enke
Núcleo das Transportadoras – Diego Ricardo Junckes
Núcleo de Voluntariado Corporativo: – Eduarda Tonin Peixer
Núcleo de Revenda de Veículos – Dionis Tobias de Oliveira
Núcleo Gestão de Condomínios – Christiane Patrícia de Oliveira

Da esquerda para a direita – primeira linha: Juliana Rodermel Joaquim (vp Desenvolvimento Empresarial), Renata D’Aquino Faria Piazera (vp Marketing) e ElisaneBender de Freitas (vp Urbanismo); segunda linha – Simone da Rosa (vp Núcleos Empresariais), Daniel Marteleto Godinho (vp Empreendedorismo e Inovação), Luiz Carlos Buzzarello (vp Comunidade), Caroline Elisa ObenausCani (presidente), Jaime FranznerJunior (vp Financeiro), SthepenSalaiStahelin (vp Administrativo) e Francisco dos Santos Tavares Junior (vp de Articulação Institucional) | Foto: Rodrigo Arsego

Ana Clara Franzner Chiodini avalia gestão que encerra

“Os dois anos em que estive à frente da diretoria foram desafiadores e de muito trabalho, mas realizadores e de avanço para a entidade”, diz Ana Clara Franzner Chiodini, assinalando que a Acijs cumpriu o seu propósito e manteve a sua missão institucional de representar o setor produtivo, ser impulsionadora do desenvolvimento da cidade e região, do voluntariado na comunidade e na construção de um futuro melhor.

Foto: Rodrigo Arsego

Ela destaca, ainda, o comprometimento da classe empresarial em questões cruciais para o desenvolvimento regional. “Avançamos bastante neste sentido, em projetos como a duplicação da BR-280, e em outras obras estruturantes na região, mas é preciso que este esforço seja ainda mais acentuado. Isto vai exigir também um entendimento mais pleno dos nossos representantes do poder público para que possamos ser mais enfáticos na cobrança por investimentos em uma região que contribui bastante para a economia de Santa Catarina e do Brasil”, afirma.

Pensar o futuro, agindo no presente, tem sido foco da atuação da entidade, observa Ana Clara, que passa também a representar a região na nova diretoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), na pasta de articulação estratégica. “O papel da Acijs seguirá sendo o de atuar como indutora deste desenvolvimento, ser parceria do poder público e ser comprometida cada vez mais com a classe empresarial com o futuro da nossa cidade e da nossa região, alinhado ao propósito de criar conhecimentos e conexões que potencializem o ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul”.

“Quando assumimos, trouxemos como propósito manter a ACIJS fortemente atuante na comunidade, na geração de conhecimento e conexões que potencializaram o ecossistema de Jaraguá do Sul, atuando na essência do associativismo. Foram propostos grandes objetivos, superamos metas, fomos audaciosos”, enfatizou Ana Clara.

A solenidade de posse teve o patrocínio da Unimed, SicoobCEJASCred, Uvel Veículos e Cartório de Protesto.