A SpaceX está trabalhando com a firma Geometric Energy Corporation para usar a baixa órbita da Terra para publicidade. O objetivo da empresa passa por criar uma plataforma onde anunciantes possam colocar a sua publicidade em orbita – visível, obviamente, do planeta.

Durante uma entrevista, o CEO e co-fundador da GEC Samuel Reid revelou que as duas entidades estão trabalhando um satélite apelidado de “CubeSat”, o qual irá contar com um painel lateral iluminado e que pode ser usado para apresentar publicidade visível a partir da terra, bem como um "selfie stick".

O CubeSat seria colocada no foguete Falcon 9 da SpaceX e enviado para orbita terrestre. Uma vez em órbita, o stick iria ser usado para transmitir em tempo real a publicidade para o YouTube ou Twitch, ao mesmo tempo que permitiria aos utilizadores verem o planeta.

De acordo com Reid, o CubeSat pode vir a ser lançado já em 2022, mas até ao momento ainda não existe uma confirmação concreta para tal.

No entanto, qualquer entidade poderia tecnicamente comprar publicidade neste local, através de criptomoedas.

A GEC está planejando um novo token que seria usado diretamente para a compra de publicidade no satélite, e que os anunciantes poderiam usar para pagar pela colocação de anúncios no mesmo.

Até ao momento ainda se desconhecem detalhes a nível de preços nem quantos tokens realmente seriam necessários para comprar publicidade neste local.