Sine-SC já realizou mais de 317 mil atendimentos em 2023 para intermediação de mão de obra

Foto: Divulgação/SINE

Por: Pedro Leal

09/11/2023 - 09:11 - Atualizada em: 09/11/2023 - 09:36

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Santa Catarina realizou mais de 317.695 atendimentos de janeiro até outubro de 2023. Além disso, o Sine/SC já ofereceu quase 199.613 mil vagas. Os atendimentos e as vagas foram disponibilizadas nas 144 unidades espalhadas pelo Estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), que coordena o Sistema Nacional de Emprego. Ao todo, 20 unidades são de responsabilidade direta do Estado e outras são em parceria com municípios.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, esses números demonstram que o Estado está no caminho certo. “Nosso trabalho frente ao Sine impacta diretamente na qualidade de vida de muitas famílias e, também, na economia das regiões. Nosso time, tanto na Sicos como nos Sines, trabalha diariamente para ser a ponte entre quem busca uma oportunidade e as empresas que oferecem as vagas”, afirma.

O diretor de Emprego e Renda da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Carlos Alberto Arns Filho, relembra que o trabalho do Sine contribuiu também para as vagas preenchidas com carteira assinada em 2023. “Entre janeiro e setembro de 2023, foram criadas 82.591 vagas, o quinto lugar em geração de empregos no Brasil. Apenas em setembro, Santa Catarina gerou 12 mil vagas, o melhor resultado do Sul do Brasil. Somos referência nacional quando o assunto é emprego”, explica.

O gerente de políticas de emprego e ocupação da Sicos, Alexandre Souza, complementa ainda que a geração de empregos em Santa Catarina é prioridade. “A oportunidade de ter trabalho com carteira assinada é o melhor de todos os programas sociais e estamos intensificando as nossas ações aqui na Secretaria por meio dos Sines. O nosso trabalho aqui é valioso, principalmente para quem busca novas oportunidades”, conclui.