Buscando ampliar a atuação do Sistema Nacional de Emprego (Sine), a coordenação da agência do Sine em Jaraguá do Sul pretende mostrar ao empresariado local que o serviço também pode ser uma ferramenta fundamental para o empregador. Integrado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, hoje o Sine jaraguaense apresenta em seu portifólio um perfil variado de candidatos que não se restringe apenas à linha de produção, mas também a áreas gestão, chefias e lideranças.

“Por esse motivo a gente pretende trazer o empresário, mais próximo de nossa agência para que ele possa ter a confiança de estar anunciando a suas vagas conosco”, argumenta o coordenador do Sine de Jaraguá do Sul, Douglas Venturi. “Afinal, hoje não existe nenhuma cobrança para esse anúncio. É um trabalho gratuito no qual cadastramos e encaminhamos as vagas direcionadas aos nossos contatos. Com isso vai expandindo e agregando mais o número de pessoas atingidas por esses anúncios de vagas. Principalmente pela mídias sociais que hoje dispomos para esta atividade”

Criado pelo Decreto Federal nº 76.403, de 8 de outubro de 1975, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) é um órgão presta importante papel junto à comunidade com relação ao anúncio de vagas de trabalho, cadastro de trabalhadores e encaminhamentos de benefícios como o Seguro-desemprego.

Venturi explica que quando as pessoas procuram o Sine, a equipe da agência já faz uma pré-análise para verificar se o candidato se enquadra nas qualificações técnicas ou acadêmicas que o empregador exige. “Como já disse, hoje temos vagas direcionadas para a linha de produção como costureiras e soldador, por exemplo, mas também temos vagas voltadas à gestão para as empresas. Só para ilustrar: temos vagas como encarregados de posturas, lideranças em estamparia, técnicas como projetista mecânico, enfim, voltadas à gestão empresarial.”

Segundo o coordenador, o Sine juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estuda a possibilidade de organizar um painel explicar o trabalho da agência tanto nas plenárias do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) como na Câmara de Vereadores. “Queremos sempre estar próximos do empresariado porque é afinal quem gera a economia do município. São as entidades que nos ajudam e por isso, o Sine quer ser parceiro dessas entidades, tanto empresariais como da própria imprensa, como jornais, rádios e emissoras de TV. Por isso, é importante todo esse trabalho para envolvimento ainda maior destes grupos. Parcerias para que o Sine consiga realizar um trabalho de excelência.”