Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Simpósio internacional com foco em inteligência artificial começa nesta terça em SC

Foto: Freepik

Por: Pedro Leal

26/05/2025 - 14:05 - Atualizada em: 26/05/2025 - 14:08

O UniSENAI promove entre esta terça (27) e quinta (29) o 3º Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento reúne pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir os avanços da inteligência artificial e seu impacto na indústria e na sociedade.

O SIMPEX 2025 será realizado no campus de Florianópolis, na SC-401, 3730, bairro João Paulo, das 18h às 21h40, com transmissão pela internet, para inscritos.

O evento explora como a inteligência artificial tem transformado setores industriais, impulsionado a inovação e ampliado a competitividade.

Também busca fortalecer a colaboração científica e o desenvolvimento de tecnologias de ponta, e promover a integração entre universidades, centros de pesquisa e o setor industrial.

O simpósio é organizado em parceria com a Rede de Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, que atua em pesquisa aplicada, desenvolvimento de produtos e soluções para a indústria.

PROGRAMAÇÃO

A programação reúne atividades presenciais e online, com palestras, painéis e apresentações de pesquisa sobre aplicações práticas da inteligência artificial em diferentes setores.

Na terça (27), duas palestras abrem o evento. A primeira aborda o uso da IA para estimar o peso da carcaça de frango, com foco na indústria de alimentos. A segunda discute como transformar dados em valor prático para a indústria.

Na quarta (28), um painel com três pesquisadores do Canadá apresenta casos de colaboração entre universidades e empresas. Os especialistas mostram como mapear problemas do mercado com rigor metodológico e desenvolver soluções escaláveis com o uso da ciência de dados e da inteligência artificial.

Na quinta (29), o painel “IA aplicada em negócios & inovação” apresenta cases práticos de sucesso. Serão discutidas aplicações da IA em automação, personalização, análise de dados e apoio à tomada de decisão estratégica. Programação completa neste link.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).