Setor de TI é o que mais cresce e oferece oportunidades no mercado de trabalho em SC

Setor de TI é o que mais cresce e oferece oportunidades no mercado de trabalho em SC Setor de TI é o que mais cresce e oferece oportunidades no mercado de trabalho em SC

Economia

Por: Gabriela Bubniak

quarta-feira, 08:00 - 07/02/2018

Gabriela Bubniak

O setor de Tecnologia da Informação em Santa Catarina emprega cerca de 47 mil pessoas, de acordo com estudo da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). São muitas as possibilidades de emprego relacionadas à área, em especial para aqueles candidatos que prezam por qualificação.

Dentre os cursos voltados para TI, a graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi o mais procurado do Brasil nesta modalidade, de acordo com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 2018. A Faculdade Senac Jaraguá do Sul está com inscrições abertas para este curso, que tem início previsto para 11/02/2019.

A grande procura se explica pelas possibilidades de trabalho num mercado que é amplo: há demanda na indústria, comércio, empresas públicas e privadas, em todos os setores que necessitam de sistemas informatizados para o gerenciamento de seus dados. Além disso, o curso pode ser encarado como um pontapé para outras áreas, uma espécie de ‘beabá’ do mundo profissional da tecnologia.

Com a possibilidade da graduação tecnológica oferecida pela Faculdade Senac o profissional se forma em dois anos e meio e trabalha habilidades e competências para desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação.

A coordenadora educacional da Faculdade Senac Jaraguá do Sul, Janaina da Costa Leal Piekarzewicz, explica que o curso dará ao aluno noções de gerenciamento e a sua especialidade será a criação de sistemas informatizados: programação de computadores e desenvolvimento de softwares para ampliar a capacidade dos recursos do equipamento.

“O profissional formado pode implantar e desenvolver banco de dados, passa a conhecer a estrutura física dos equipamentos e seus periféricos, e precisa se manter muito atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação”, reforça.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma profissão em alta num mercado que é amplo. Isso porque praticamente toda empresa utiliza sistemas informatizados para funcionar, seja em suas atividades de gestão, venda, pós-venda ou processos de fabricação. Há muita demanda e ainda faltam profissionais para preencher as muitas vagas disponíveis.

Atualmente, o estado de Santa Catarina concentra mais de 12 mil empresas de tecnologia – somente no período entre 2015 e 2017 foram 1,5 mil novas empresas. O setor representa 5,6% da economia estadual, um faturamento de R$ 15,5 bilhões, de acordo com o Observatório Acate – Panorama 2018, estudo da Acate em parceria com a Neoway.

Para o diretor da Faculdade Senac Jaraguá do Sul, Maurício Anísio Ferreira, o mercado é promissor, principalmente entre as empresas de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Startups, e exige profissionais preparados e com diferenciais competitivos.

“Por isso, ofertamos no Senac um curso completo, dinâmico e que possibilita em um tempo menor do que o de uma graduação tradicional o diploma de conclusão de curso e mais duas certificações intermediárias: certificações de qualificação profissional de desenvolvedor de sistemas para Desktop e para WEB", diz.

A Faculdade Senac Jaraguá do Sul oferece estrutura física moderna e completa, corpo docente especialista e atuante no mercado, com metodologia que alia teoria e prática de ensino, além de aulas dinâmicas, apoio psicopedagógico, biblioteca e amplo estacionamento.

A unidade está localizada na Rua dos Imigrantes, 410 – Vila Rau. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 12h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. Telefone para contato: (47) 3275-8400. Informações pelo site www.sc.senac.br/vestibular.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

×