O setor de serviços apresentou um crescimento de 1,4% em Santa Catarina no mês de agosto, na comparação com o mês imediatamente anterior. A expansão ficou acima da média nacional, que foi de apenas 0,1% no período.
Trata-se do melhor resultado para um mês de agosto desde 2021, quando houve alta de 1,9%, impulsionada pela recuperação econômica pós-Covid-19. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (14).
No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o setor registra alta de 4,2% no estado, o sétimo melhor desempenho do país. Em nível nacional, a média de crescimento no período foi de 2,6%.
Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o resultado de agosto deve ser comemorado. Segundo ele, a economia de Santa Catarina mostra sinais de resiliência ao crescer mesmo em um cenário de juros altos e inflação acima da meta.
“Esse resultado, apontado pelo IBGE, nos deixou esperançosos. Queremos que os juros comecem a baixar logo para que possamos avançar mais rapidamente”, afirmou Dagnoni.
O setor de turismo, ao contrário dos serviços em geral, registrou uma leve queda no mês de agosto em Santa Catarina, com recuo de 0,9% em relação a julho. Apesar disso, acumula alta de 4,1% no período de janeiro a agosto.