Setor Carbonífero lança nova marca em evento na Acic

Foto: Portal TNSul

Por: OCP News Criciúma

15/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 15/03/2024 - 09:23

Ao longo dos mais de 100 anos de atividade, muitos foram os marcos e desafios para o Setor Carbonífero. Nesta quinta-feira (14), na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em Criciúma, o segmento viveu mais um desses marcos. Com a presença de autoridades de diversos segmentos foi lançada a nova marca do Carvão Mineral: Carvão+. Além disso, foi aberta a Mostra do Setor Carbonífero, dentro do Projeto de Cultura da Acic.

Em uma construção da Agência SDI em conjunto com o Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) e SATC, o gestor da SDI, Jonatha Barreto, apresentou a nova marca e as ações. O Carvão Mineral agora é Carvão +. O símbolo + representa o novo momento e as múltiplas possibilidades que o futuro reserva ao setor. As cores representam a tecnologia e se conectam com o respeito e o cuidado com a natureza. A tipografia limpa e direta, mostra a nova forma de o segmento se comunicar. É uma nova identidade que representa a aliança que confia no carvão como uma fonte segura para assegurar um futuro sustentável para todos. O polígono que representa o carbono está presente na letra O.

 

A nova marca traz, ainda, o peso de uma indústria mais que centenária, que gera cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e movimenta mais de R$ 5 bilhões por ano. Bem como das ações voltadas ao meio ambiente, a segurança, ao social, ao esporte, a educação e o novo momento do setor com a Transição Energética Justa, a busca por um modelo sustentável e de baixo carbono. Para isso, pesquisas estão em desenvolvimento no Centro Tecnológico da SATC, como a captura de CO2.

Além disso, um novo site está sendo formulado e através do Instagram: @carvaomais.siecesc, as pessoas ficarão bem informadas sobre as ações do Setor Carbonífero.

“A nova identidade é uma representação visual dos nossos valores, práticas e, mais importante, do nosso compromisso com a transição energética justa. Ao longo de mais de duas décadas, temos trabalhado para impulsionar mudanças positivas na indústria do carvão. Estamos aqui para declarar que estamos prontos para ir além, para fazer mais. Assim como o carvão se transforma em uma fonte vital de energia, como nós, setor carbonífero, também estamos nos transformando. Estamos abraçando novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. Todos esses com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente. Nossa jornada rumo à transição energética justa não é apenas uma questão de mudança de direção, mas uma revolução na maneira de pensar, agir e de se comunicar”, enfatizou Astrid Barato, presidente do Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc).

* Informações do Portal TNSul