Serviço de delivery torna-se um diferencial para o comércio de Jaraguá do Sul durante a quarentena

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

27/03/2020 - 05:03

A opção de entregas tornou-se a principal saída para os segmentos de alimentação depois do anúncio das recomendações de isolamento da população e a determinação do fechamento de grande parte do comércio em muitas capitais brasileiras.

Em Jaraguá do Sul, por exemplo, a rede de postos Mime, que até então não fazia uso deste serviço, antecipou a implementação de uma plataforma de delivery dos produtos de alimentação das lojas da rede.

“É a nossa primeira experiência com aplicativos de delivery. Isso já estava nos nossos planos para 2020, mas adiantamos por conta desta orientação para que as pessoas fiquem em casa, agora estamos ajustando o serviço e o cardápio com base na resposta destes primeiros dias”, conta o gerente de vendas Lurran Nascimento de Souza.

Outro estabelecimento que antecipou seus planos para o delivery foi o restaurante General Küster, que já planejava entrar com entregas no horário de jantar, mas com a quarentena estendeu o serviço para o almoço.

O estabelecimento começou a trabalhar com entregas no fim da semana passada. Segundo Fabiana Küster, uma das proprietárias do restaurante, agora a meta é ampliar o cardápio de entregas e aprimorar o serviço, que deve ser mantido após o fim do período de restrições sociais.

Diante dessa realidade, o Sebrae buscou sensibilizar as empresas responsáveis pelas principais plataformas de entrega do país para minimizar os efeitos da crise que, no campo econômico, atingem principalmente os pequenos negócios, afetados pelas mudanças de rotinas, perda de clientes e quedas no faturamento.

Nesta semana, o Sebrae deve lançar conteúdos para orientar os pequenos negócios na implementação do delivery, adequando o serviço aos procedimentos corretos e cuidados necessários para cumprir as fichas técnicas dos alimentos, com a definição de porções, dentre outras orientações.

Em paralelo, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul está implementando uma plataforma de delivery para seus associados, de forma a garantir que o comércio local não fique “ilhado” durante a quarentena.

Crescimento de aplicativos

Em Jaraguá do Sul e região, a plataforma Aiqfome é uma das que operam como agregadoras de serviços de delivery.

O aplicativo registrou uma alta de 26,19% no volume de vendas semanal e de 17,82% no número de pedidos durante a primeira semana de distanciamento social no Estado.

Além de ter aumentado o volume de pedidos, aumenta também o padrão, com a adesão de estabelecimentos de perfil mais elevado à plataforma.

Em relação às vendas, é importante ampliar a presença digital do negócio, tendo em vista que as pessoas não estão mais circulando pelas ruas.

Vale oferecer um cardápio reduzido com a possibilidade de levar o produto para casa (take out) para ajudar a manter clientes.

Para reduzir custos, a principal orientação é não estocar e aproveitar o momento para ofertar produtos perecíveis e negociar.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema: