O Senai/SC está promovendo uma série de encontros pelo estado para mostrar às indústrias maneiras eficientes de contratar e de desenvolver jovens aprendizes.
Os próximos serão em Concórdia (17/09), Luzerna (18/09), Joinville (20/09) e São José (19/10). Interessadas em participar podem se inscrever nas unidades do Senai/SC.
A equipe mostra, entre outros assuntos, a idade ideal para o início do curso, de modo que a aprendizagem se torne um programa de desenvolvimento profissional e o início de uma carreira na indústria.
Ela também trata de legislação, estratégias para efetividade da aprendizagem, formas de incluir jovens em atividades mais produtivas, termo circunstanciado, recrutamento e seleção de aprendizes, temas de cursos, modelos adotados por empresas e possibilidades de fazer melhor.
Encontros do gênero já foram realizados em todas as regiões do estado, em cidades como Chapecó, Lages, Criciúma, Blumenau, Itajaí, Brusque e São João Batista.
Oportunidade
Para os jovens, a aprendizagem é uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Ela prevê jornadas de até oito horas por dia, somando curso e trabalho remunerado.
Na indústria catarinense, os jovens podem atuar em áreas como eletrônica, automação, mecânica, tecnologia da informação, alimentos, energia e construção civil.
O Senai/SC é referência em cursos de aprendizagem. A entidade tem 48 escolas fixas de formação profissional e 38 pontos de atendimento dentro de indústrias.