Senai e WEG realizam congresso em Jaraguá do Sul com foco em mobilidade elétrica e cidades inteligentes

Por: Pedro Leal

27/06/2023 - 07:06 - Atualizada em: 27/06/2023 - 15:35

Jaraguá do Sul será a sede, durante três dias, do 1º Mobicit – Congresso Nacional de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, que reunirá especialistas em torno de temas relacionados com a sustentabilidade ambiental, energias renováveis e políticas relacionadas com desenvolvimento econômico e qualidade de vida.

O evento é uma iniciativa do UniSENAI, com apoio do Governo do Estado por meio da Fapesc, e WEG, e vai acontecer no Instituto Senai sde Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis.

A programação, que ocorre de quarta-feira (28) a sexta (30) tem como objetivo discutir e disseminar aspectos que envolvem a agenda global, como o uso de matriz energética renovável e o conceito Smart City aplicado a sistema e pessoas. Nos três dias do congresso, palestras, debates e a apresentação de trabalhos em torno da temática central serão debatidos na presença de especialistas convidados.

Programação

Dia 28, quarta-feira

  • 19 horas, palestra de abertura, “Os desafios das Cidades Inteligentes”, com a participação de Ana Cristina Wollmann Zornig, superintendente da Secretaria de Planejamento e Administração de Curitiba, assessora de investimento no IPPUC e membro do grupo de trabalho regional do Zero Emission Bus Rapid-deplyment Accelerator.
  • 20 horas, palestra “Os Impactos Sociais em uma Cidade Inteligente”, com Laryssa Tarachucky, idealizadora e coordenadora do projeto Laboratório de Inovação Cidadã do Centro de Inovação (LabIC Novale), integrante do (LabCHIS), pesquisadora da Rede Austrália-Brasil de Pesquisa e Prática em Cidades Inteligentes, fundadora do grupo de pesquisa independente A Cidade e a Névoa, cofundadora do projeto Childrens Books Going Mobile.
  • 20h30, Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC, membro do comitê SC+Elétrica e CEO MeConta Digital, abordará o tema “Benefícios em uma cidade Inteligente”.
  • 21 horas, palestra “A contribuição dos Transportes Inteligentes para as Cidades” – Kauã Aquino Abrahão, engenheiro mecânico e aluno da primeira turma de MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis do UniSENAI.
  • 21h30, Painel com Especialistas – Participação dos palestrantes da noite e de Fábio Wagner Pinto, presidente da FAPESC.

Dia 29, quinta-feira

  • 18h40, mini talk “A contribuição da indústria para a Sustentabilidade e Mobilidade”, com Daniel Marteleto Godinho, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.
  • 19h10, mini talk “A Mobilidade Elétrica em Santa Catarina”, com Adriano de Andrade Bresolin, professor do Departamento de Eletrotécnica do IFSC e coordenador do Projeto de Mobilidade Elétrica ANEEL-IFSC-CELESC.
  • 19h40, mini talk e case “A contribuição da formação para a Mobilidade Elétrica, o caso do MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis”, com Alexandre José Araújo, coordenador técnico do IST em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis e professor do curso de MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis do UniSENAI.
  • 20h10, mini talk e case “Eletrotrac Soluções Eficientes, Desafios e Possibilidades”, com André Thiago Blanger, engenheiro mecânico e aluno da primeira turma de MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis.
  • 20h40, mini talk “A Mobilidade de Forma Global”, com Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company Brasil & California com experiência em Mobilidade Sustentável.
  • 21h10, mini talk “Desafios na Eletrificação Automobilística”, com Valter Luiz Knihs, diretor de Sistemas Industriais & E-Mobility da WEG e curador e professor do curso MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis do UniSENAI.
  • 21h40, Painel com os Especialistas – “Sustentabilidade, Mobilidade e Mercado Brasileiro de Mobilidade.

Dia 30, sexta-feira

  • 18h40, Apresentação a avaliação dos pôsteres expostos no MOBICIT.
  • 19 horas, Apresentação dos projetos desenvolvidos no programa de pré-incubação CONNECT LAB.
  • 21h30, Encerramento do MOBICIT, juntamente com as premiações dos trabalhos apresentados em formato de pôster, assim como as duas melhores apresentações da pré-incubadora.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).