Senai e Fiesc ampliam oferta de respiradores em Santa Catarina

Por: Pedro Leal

26/03/2020 - 09:03 - Atualizada em: 26/03/2020 - 09:47

O fechamento do contrato de importação de 200 respiradores para o sistema nacional de saúde, realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) em parceria com o governo do Estado, indústrias e instituições catarinenses, foi o primeiro resultado prático do programa + Respiradores, iniciativa da Rede SENAI de Institutos de Inovação.

O objetivo é suprir os hospitais brasileiros com o equipamento, que é considerado crucial nas situações de crise aguda do Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, que afeta a capacidade de respiração e exige a intervenção mecânica para a manutenção da vida do paciente.

Além da importação de produtos, o programa prevê a ampliação da produção nacional e a adaptação de produtos similares, sendo que dois projetos já foram aprovados pelo Edital de Inovação na Indústria.

Outra ação tem foco na recuperação de aparelhos danificados.

“Esta importação só foi possível pela parceria entre FIESC, Intelbras, Associação Catarinense de Medicina (ACM) e governo do estado, observa o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Ele ressaltou o empenho do escritório da Intelbrás na China, destacando que a participação da empresa foi fundamental na busca de fornecedor e na condução das tratativas.

Informou ainda que o governo estadual vai arcar com os custos da operação. Dessa forma, os recursos arrecadados por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus, também criado pela FIESC, serão aplicados na produção nacional dos aparelhos.

O programa + Respiradores também prevê a ampliação da produção nacional.

Neste caso, já foram identificados dois fabricantes que manifestaram interesse em ampliar a produção, mas relatam obstáculos, como falta de capital de giro, dificuldades na aquisição de componentes nacionais ou importados e limitações na capacidade de testes de equipamentos.

Os institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura (Joinville) e em Sistemas Embarcados (Florianópolis) estão desenvolvendo soluções para estas questões. Outros fabricantes estão sendo identificados e contatados.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema: