Senai divulga instruções para que empresas têxteis possam confeccionar máscaras

Por: Pedro Leal

26/03/2020 - 15:03 - Atualizada em: 26/03/2020 - 15:14

Em uma ação coordenada pela Rede SENAI de Inovação, O SENAI-Cetiqt organizou instruções para a indústria têxtil, para reorientar seu sistema produtivo a fim de fabricar máscaras de proteção e aventais de uso hospitalar.

Os equipamentos precisam seguir instruções rígidas para atender as demandas de saúde – o material visa garantir que empresas tenham acesso a essas regras.

Já estão disponíveis as especificações que ajudam empresas a produzir esses itens, essenciais na prevenção ao Covid-19. Você pode acessá-las aqui.

Além de normas, são indicados materiais, instruções de fabricação, cuidados e requisitos que devem ser seguidos na confecção dos produtos. A ação é parte da Iniciativa + Prevenção da Rede SENAI de Inovação contra o Coronavírus.

As fichas técnicas orientam a fabricação de máscaras descartáveis simplificadas em tecido TNT sintético, que poderão ser utilizadas tanto em centros médicos quanto vendidas ao público em farmácias.

As orientações vão desde a gramatura, espessura e densidade do tecido utilizado até a forma como os produtos devem ser embalados para distribuição ao comércio.

Já os aventais seguem regras rígidas para uso médico. A maioria dos produtos têxteis médicos necessita, por exemplo, de esterilização e deve ser de natureza não-cancerígena e antialérgica.

A especificação técnica é importante para que o produto fabricado atenda aos requisitos de qualidade e às necessidades do usuário.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), existem 25,2 mil empresas do segmento no Brasil, que empregam 1,5 milhão de trabalhadores de forma direta e 8 milhões indiretamente.

Segundo o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, o volume de itens a ser fabricado dependerá da adesão das indústrias.

“Algumas grandes empresas já manifestaram interesse em ajudar neste momento crítico. Esperamos que haja um grande movimento voluntário”, diz ele.

“O potencial é enorme, pois, no caso das máscaras, não se trata de produto de produção complexa e há alta demanda. O que falta são instruções de como fabricá-las”, complementa.

Marcelo Prim também avalia que, neste momento, há insumos suficientes no Brasil para a produção desses itens.

Caso haja insuficiência de materiais ou tecidos, afirma, a rede de 27 Institutos SENAI de Inovação e de 60 Institutos SENAI de Tecnologia poderá desenvolver alternativas para substituí-los.

“Acreditamos que a restrição está mais na oferta de produtos manufaturados do que de insumos”, analisa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema: