Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Senai debate em Jaraguá do Sul eficiência operacional para fortalecer a competitividade da indústria catarinense

Divulgação/Senai

Por: Pedro Leal

18/02/2026 - 16:02 - Atualizada em: 18/02/2026 - 16:06

O Senai de Santa Catarina realizará em Jaraguá do Sul, no dia 3 de março, o Seminário “Desvendando a eficiência operacional” com o objetivo de debater práticas que impulsionam a competitividade do setor produtivo.

A série de encontros percorre o estado reunindo profissionais e lideranças da indústria que compartilham experiências que podem aprimorar processos internos e melhorar a gestão de empresas de todos os segmentos.

Em Jaraguá, o seminário ocorrerá no Centro Empresarial, a partir das horas. Com vagas limitadas, a inscrição é aberta a empresários, executivos e profissionais de todas as áreas, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível que será destinada à entidade social do município.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Para confirmar presença, os interessados devem acessar o link Eficiência Operacional.

Participam do seminário, como painelistas, Francisco Tavares Junior, presidente da ACIJS e presidente do Conselho da Belluno; Mariana Riskoski Emmerich, Especialista em Sustentabilidade da Lunelli; Claudio Antonio Treml Junior, gerente de Qualidade, Engenharia e Manutenção da Condor; Mayara da Rosa Sprotte, supervisora de Engenharia e Odelir Kohut, engenheiro de Produção na ArcelorMittal Tuper; Felipe Rauh Schroeder, gestor de P&D e Engenharia de Processos da Trapp; Marcelo Francisco Pinto, diretor geral de Negócios Digitais da WEG; e Rodrigo Zoppei, coordenador do Instituto SENAI de Tecnologia em Excelência Operacional de Santa Catarina.

Circuito itinerante para disseminar informações para a indústria

O “Seminário Desvendando a Eficiência Operacional”, promovido pelo SENAI/SC, tem percorrido diversas cidades com o objetivo de apresentar metodologias, cases e ferramentas aplicadas à redução de desperdícios, otimização de fluxos, aumento de produtividade e fortalecimento da cultura de melhoria contínua.

Segundo o Senai , a iniciativa reforça o papel da instituição na disseminação de conhecimento técnico e na promoção de ambientes industriais mais inovadores e eficientes.

Os encontros também estimulam a troca de experiências entre gestores, especialistas e profissionais da indústria, ampliando a visão sobre desafios comuns e soluções aplicáveis a diferentes segmentos. Com impacto direto na performance das organizações, o evento contribui para que Santa Catarina mantenha sua posição de destaque no cenário industrial nacional.

Ao incentivar práticas modernas de gestão e eficiência, o SENAI fortalece a capacidade das empresas catarinenses de responder às demandas do mercado, elevar sua produtividade e sustentar o crescimento econômico do Estado.

Confira a programação completa

  • 08h00 às 08h30 – Café de recepção e credenciamento
  • 08h30 às 08h45 – Abertura com representantes do SENAI e ACIJS
  • 08h45 às 09h15 | Palestra 1: “O planejamento estratégico como bússola para os resultados” – Francisco Tavares Junior, presidente da ACIJS e presidente do Conselho da Belluno
  • 09h15 às 09h45 – Palestra 2: “ESG como alavancagem de negócio” – Mariana Riskoski Emmerich, especialista em Sustentabilidade na Lunelli
  • 09h45 às 10h15 – Palestra 3: “Contribuição dos Grupos de Melhoria Condor (GMCs) para a eficiência operacional” – Claudio Antonio Treml Junior, gerente de Qualidade, Engenharia e Manutenção da Condor
  • 10h15 às 10h45 – Palestra 4: “A Simulação Computacional como ferramenta para tomara de decisão estratégica e desdobramento de melhorias” – Mayara da Rosa Sprotte, e supervisora de Engenharia, e Odelir Kohut, engenheiro de Produção na ArcelorMittal Tuper;
  • 10h45 às 11h15 – Palestra 5: “A Importância da Transformação Digital para os negócios Trapp” – Felipe Rauh Schroeder, gestor de P&D e Engenharia de Processos da Trapp
  • 11h15 às 11h45 – Palestra 6: “Eficiência Operacional + Digitalização na Jornada para a Excelência Operacional” – Marcelo Francisco Pinto, diretor-geral de Negócios Digitais da WEG;
  • 11h45 às 11h55 – Lançamento do livro “Eficiência Operacional e Transformação Digital: Princípio, Cultura e Tecnologia para Resultados Sustentáveis” – Rodrigo Zoppei, coordenador do Instituto SENAI de Tecnologia em Excelência Operacional de SC, e Marcelo Francisco Pinto (WEG)
  • 11h55 às 12h00 – Encerramento
  • 12h00 às 13h00 – Almoço e momento networking

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).