A Fiesc , por meio da unidade do Senai do Vale do Itapocu, concluiu na quarta-feira (13) o curso de formação de operadores de produção, em parceria entre a Prefeitura e a Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag).

Formalizado em abril, o programa faz parte das ações alinhadas pelo Comitê de Desenvolvimento Regional (CDR) com o objetivo de oferecer a trabalhadores das indústrias e pessoas da comunidade oportunidades de qualificação para o mercado de trabalho. Célio Bayer, vice-presidente regional e presidente da Câmara da Micro e Pequena Indústria da Fiesc, que coordena o CDR, ressalta a importância do setor produtivo se preparar para a retomada da economia neste momento em que os municípios buscam melhorar a infraestrutura para atender as demandas da indústria.

Participaram do curso 13 pessoas entre homens e mulheres que receberam a capacitação para trabalharem em qualquer segmento do processo de manufatura. O foco da formação mais generalista, explica a gerente executiva do Senai-Sesi, Daren de Vargas Basso de Souza, é permitir aos trabalhadores um círculo maior de oportunidades em diferentes áreas da indústria. “O propósito é fortalecer atender demandas das indústrias e assim oferecer uma qualificação da mão de obra no momento de crescimento da atividade econômica”, informa.

Esta foi a primeira iniciativa em parceria do Senai com a Prefeitura de Guaramirim e Aciag, mas a meta é ampliar os programas de qualificação com outras áreas que beneficiem tanto trabalhadores já contratados como aqueles que estão fora do mercado e buscam emprego no âmbito da região. Nesse sentido, acrescenta Célio Bayer, as parcerias têm sido viabilizadas para atender as demandas por qualificação em Jaraguá do Sul, Massaranduba, Corupá, Schroeder e Barra Velha, além de Guaramirim.

Na conclusão do curso participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Guaramirim, Angelo Silva, o presidente da Aciag, Adilson Demathe, e diretores da entidade.