Estão abertas as inscrições para a primeira edição do SC Criativa Weekend, maratona de desenvolvimento de jogos digitais com foco em Economia Criativa promovida pelo Senac SC em parceria com a SC Games - projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

A game jam faz parte das comemorações de 10 anos da SC Games, programa de cunho social que busca desenvolver habilidades de programação e criação de jogos entre jovens de escolas públicas e privadas e será realizada de 23 a 25 de agosto nas faculdades Senac em cinco cidades do Estado.

Em Blumenau, Chapecó, Criciúma e Palhoça, podem participar crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos; em Florianópolis, o desafio vai estar nas mãos de jovens entre 16 a 18 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

As vagas são limitadas e não é preciso ter conhecimento prévio na área para participar. Importante ressaltar que as inscrições são realizadas de maneira individual e que os grupos para concepção do jogo serão formados no início da competição.

A premiação é um tablet para todos os cinco integrantes da equipe campeã, em cada uma das cidades participantes do evento.

Durante o final de semana de game jam, os participantes devem criar um jogo seguindo a temática dos principais segmentos da Economia Criativa presentes no Estado: Moda, Gastronomia, Patrimônio Cultural e Tecnologia.

Para os competidores de 9 a 15 anos, a maratona terá 20 horas de duração, com intervalos. Já em Florianópolis, cada grupo terá 48 horas para desenvolver e apresentar o game. Todas as equipes vão contar com o auxílio de mentores especializados para auxiliar no processo de criação.

A maratona traz os games como viés de uma proposta ampla, que fomenta a economia criativa em Santa Catarina e traz para crianças e jovens a oportunidade de conhecer melhor uma área promissora ligada à tecnologia.

Pesquisa divulgada pela Newzoo, empresa especialista em análises no mercado de games, sobre o cenário mundial desse segmento revelou que o Brasil representa hoje o 13º maior mercado gamer no mundo.

O número se refere ao faturamento anual de cada país nesse setor, que teve no Brasil uma receita de US$ 1,6 bilhão. Esse índice é quase 20 vezes menor que o líder, Estados Unidos, o que significa que há muito potencial para crescer.

Serviço

  • O quê: SC Criativa Weekend
  • Quando: 23 a 25 de agosto de 2019
  • Onde: Nas faculdades Senac em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Palhoça
  • Quanto: Gratuito, mediante inscrição

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger