Seminário debate potencial turístico do Vale dos Encantos

DIvulgação/Acijs

Por: Pedro Leal

08/07/2024 - 16:07 - Atualizada em: 08/07/2024 - 16:13

“Vale dos Encantos e suas potencialidades” é o tema central do 6º Seminário de Turismo, iniciativa do Núcleo de Hospitalidade da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) nesta terça-feira, dia 9. O evento, integrado à programação dos 148 anos do município, reunirá representantes do poder público e do trade de turismo da região, com agenda de palestras e painéis a partir das 13h30min, no Centro Empresarial.

O evento é aberto ao público em geral, com ingresso solidário de 1 quilo de alimento não perecível. Inscrições Link de inscrições pelo site www.acijs.com.br e informações pelo telefone (47) 99901-6016 e no e-mail eventos@acijs.com.br.

Como em anos anteriores, o Seminário de Turismo busca oferecer a profissionais do setor, autoridades e demais interessados, a oportunidade de debater os desafios e as oportunidades do turismo em Jaraguá do Sul, com foco especial nas áreas emergentes e de alto potencial de desenvolvimento.

Os painéis também abordarão tópicos como a experiência de visitantes e discussões sobre como criar experiências memoráveis aos turistas, estratégias para melhorar a hospitalidade e a satisfação, além da análise de tendências e expectativas dos turistas modernos. Temas como os investimentos para o setor e os projetos recentes também serão abordados.

Com a iniciativa, o Núcleo de Hospitalidade mais uma vez busca fortalecer o turismo em Jaraguá do Sul, promover a troca de conhecimentos e a construção de parcerias estratégicas para o crescimento sustentável do setor.

O 6º Seminário de Turismo tem o apoio da Acijs, Núcleo de Panificação e Confeitaria, Prefeitura de Jaraguá do Sul e Vale dos Encantos Visitors & Bureau.

Confira a programação

  • 13h30min – Abertura
  • 13h45min – Painel “Turismo: O nosso novo Motor Econômico” – Thiago Mothci Sarmanho, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Jaraguá do Sul; Cintia Buzian, presidente Vale dos Encantos Convention e Visitors Bureau; Jaciele Gelinski, líder do Núcleo de Hospitalidade ACIJS e coordenadora de Governança no Hospital São José
  • 14h30min – Palestra “Vale dos Encantos, potencialidade e turismo sustentável” – Gilmar Antônio Moretti, empresário, pesquisador, cineasta e documentarista, ex-presidente da ACIJS e membro do Conselho Superior da entidade, produtor de conteúdos culturais pelo Escritório de Cinema, como as series Jaraguá 2026 e Vale dos Encantos
  • 16 horas – Painel “Foco na experiência do visitante” – Carlos Alberto Reinke, guia de montanha, sócio-proprietário dos Guardiões da Montanha; Heloisa Helena Giovanella, proprietária da Agência Operadora Viverde Tour atuando em SC e PR, especialista em cicloturismo no Vale dos Encantos; Everton Rodrigo Pacheco, gerente do Hotel Nelo, ex-líder do Núcleo de Hospitalidade ACIJS
  • 17h15min – Painel “Cases de sucesso e empreendedorismo” – Dennis Ivan Torres, fundador e CEO da Cervejaria Königs Bier, diretor de Associativismo do Convention Bureau Vale dos Encantos; Celso Roberto Berri, diretor do Hotel Nelo, sócio e membro do conselho do Hotel Itajara, ex-presidente da IGR Caminho dos Príncipes, ex-líder do Núcleo de Hospitalidade ACIJS, diretor do Convention Bureau e membro da diretoria do Sindicato Patronal da categoria
  • 18h15min – Lançamento de episódio inédito da série Vale dos Encantos
  • 18h30min – Encerramento

Municípios passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

O Seminário de Turismo ocorre em momento especial para a região, que passaram a formar a Instância de Governança Regional (IGR) e os municípios do Vale dos Encantos – Jaraguá do Sul, Barra Velha, Corupá, São João do Itaperiú, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba -integrados ao Mapa do Turismo Brasileiro.

A criação da IGR Vale dos Encantos visa estruturar e qualificar a região para a criação de novos roteiros como produtos turísticos com capacidade de competir no mercado do turismo nacional e internacional. Desde 2009, os municípios do Colegiado de Turismo da Amvali faziam parte da região turística Caminho dos Príncipes. E entre os anos de 2021 a 2022, com as ações do Colegiado, em conjunto com o Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e o Consórcio Cigamvali, notou-se a necessidade da criação de uma IGR.

Em junho de 2022, foi solicitada a desanexação dos municípios da Amvali da região Caminho dos Príncipes e, no mês de março deste ano, os municípios receberam a visita dos técnicos da Setur para validação da região turística. Em 19 de abril, a 15ª IGR Vale dos Encantos foi oficializada pelo Ministério do Turismo.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).