Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Semana Inclusiva 2025 começa com capacitação de profissionais da saúde

Divulgação/SISC

Por: Pedro Leal

05/08/2025 - 14:08 - Atualizada em: 05/08/2025 - 14:10

Nesta terça-feira (5), foi dada a largada para a Semana Inclusiva 2025, que este ano completa 10 anos de ações. Realizado pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina, o movimento vai contar com a participação de mais de 40 entidades governamentais e não governamentais do Estado.

COP 30: Governo vai gastar R$ 260 milhões com navios de luxo para cobrir déficit de leitos

Na comemoração de seus 10 anos, que coincidem com o aniversário de uma década da Lei Brasileira de Inclusão, a SISC preparou uma atividade especial voltada aos profissionais de saúde (medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, entre outras áreas afins). É o Mutirão de Laudos Caracterizadores da Deficiência.

Alesc sedia Seminário Internacional de Observatórios de Violência contra a Mulher

Um curso gratuito, dividido em dois módulos, com atividade teórica ministrada por Fernando André Sampaio Cabral e Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela, auditores fiscais do Ministério do Trabalho, no Senai de Blumenau e com transmissão simultânea para salas e auditórios de municípios integrados à Semana Inclusiva. No módulo prático, os profissionais atuarão na emissão de laudos nos Feirões de Emprego – Dia D, que acontecerão em Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Chapecó, Jaraguá do Sul, Lages e Criciúma.

O objetivo do evento – que em Jaraguá do Sul irá ocorrer no dia 6 de setembro – é garantir que mais pessoas com deficiência consigam obter o documento necessário para acessar vagas de emprego reservadas pela Lei de Cotas, promovendo a inclusão social e a autonomia por meio do trabalho formal. O mutirão do laudo só não será realizado no Feirão de Itajaí.

O que é a Semana Inclusiva

A Semana Inclusiva Santa Catarina (SISC) é um evento que até 2023 acontecia anualmente e a partir de então passou a ser bianual. Foi idealizada para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, em Santa Catarina. É organizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina. A SISC acontece em diversas cidades do estado, com atividades presenciais, online e híbridas. Em 2025, a SISC celebra o seu 10º aniversário, com a promessa de continuar a promover a inclusão de PCDs no mercado de trabalho e a conscientização sobre a importância da inclusão.

Tem como objetivo promover a inclusão de PCDs e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, bem como conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão.

Coordenada pelo MPT e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina, com a participação de mais de 40 entidades governamentais e não governamentais como como o Sine, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Instituto Guga Kuerten, Federação das APAES, FIESC, dentre outras.

Iniciativa integra atividades em todo o estado

A SISC realiza feiras de empregos, palestras, workshops, mesas redondas e outras atividades que visam conectar PCDs com oportunidades de emprego e inseri-los em todos os espaços da sociedade sejam eles no mundo laboral, cultural, educacional, esportivo etc. com investimentos em acessibilidade (uma das principais barreiras de inclusão).

Com as atividades, já contribuiu para a contratação de mais de 31 mil PCDs em Santa Catarina. A inclusão no trabalho das Pessoas com Deficiência no Estado, que em 2015 era menor que a média nacional, ultrapassou em muitos pontos. Na primeira edição, Santa Catarina tinha 13.500 pessoas com deficiência contratadas pelas empresas catarinenses. Em 10 anos esse número pulou para 34.000 (de 35,72 % para 64,2%.). A média nacional é de 56,4%.

A Semana Inclusiva SC de 2023 foi realizada em cinco cidades de SC. A edição de 2025 da SISC celebra 10 anos de iniciativa e vai contemplar as cidades de Blumenau (30/08), Jaraguá do Sul (06/09), Florianópolis (20/09), Itajaí (01/10), Joinville (20/09), Chapecó (30/08), Lages (12/09) e Criciúma (27/09).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).