Sem reforma, projeção do PIB cai para 1,7%

Por: Pedro Leal

19/12/2017 - 14:12 - Atualizada em: 19/12/2017 - 20:21

Com o adiamento da votação da reforma da Previdência e a possibilidade da reforma não ser aprovada, a previsão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 pode fechar em apenas 1,7%, pouco mais de metade da projeção de 3% anunciada na semana passada.

A previsão negativa foi dada nesta terça-feira (19) pelo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira. A votação da reforma foi adiada para fevereiro do ano que vem e, segundo o ministro, sua não aprovação pode aumentar o risco país. Hoje, o indicador está em 170. A não aprovação da reforma poderia aumentá-lo para 300, segundo o ministro.

O indicador afeta todos os setores do país, aumentando taxas de câmbio, juros e custos financeiros de empresas e consumidores. O crescimento previsto causaria uma perda de 1,3% no crescimento do país. De acordo com o Oliveira, o governo aposta na reforma para manter a retomada econômica iniciada em 2017.

Teleconferência com agências de risco

Nesta quinta-feira (21), o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fará uma teleconferência com representantes das principais agências de classificação de risco – Moody’s, Fitch e Standard & Poor’s – para pedir que aguardem a votação da reforma antes de avaliar um possível rebaixamento do país, o que acarretaria em perda de investimentos estrangeiros. Para as agências, o adiamento da reforma é um fator de crédito negativo para o país.

Com informações da Agência Brasil