Sem frentista: entenda como vai funcionar o autoatendimento em posto de combustível da rede Mime

Foto: Arquivo/OCP News

Por: Pedro Leal

20/05/2022 - 10:05 - Atualizada em: 20/05/2022 - 12:40

Depois de chegar a supermercados e restaurantes, o autosserviço agora chega aos postos de gasolina, através da rede Mime, começando com um projeto piloto em Jaraguá do Sul.

A empresa ganhou, através de uma liminar, o direito de implantar em seus postos o sistema self-service (autosserviço), onde o próprio motorista pode optar por abastecer o veículo, como já acontece em países como os Estados Unidos e em alguns locais da Europa.

A empresa, no momento, investe em treinamento da equipe, integração da tecnologia ao sistema de pagamento e adaptações nas bombas com o intuito de oferecer segurança nos processos.

A previsão é que, dentro de 120 dias, uma das unidades da marca passe a operar no novo modelo, como um projeto-piloto. Se bem sucedido, o modelo poderá ser replicado, futuramente, para os demais postos do grupo.

O formato de atendimento será hibrido, cabendo ao cliente escolher se vai ser atendido pelo frentista ou se opta pelo autosserviço.

Em termos práticos, ao chegar no posto, a pessoa irá decidir qual tipo de atendimento deseja.

Caso prefira o autosserviço, ela deverá definir uma forma de pagamento, que pode ser cartão de crédito ou débito, dinheiro, Pix, ou via aplicativo. Ao pagar, a bomba será liberada, e o próprio cliente abastecerá seu veículo, conforme o valor estabelecido.

A figura do frentista, entretanto, segue sendo primordial na empresa. “Vamos manter o time. Os frentistas irão atender os clientes que preferem o modelo tradicional, e também serão monitores dos que precisarem de ajuda”, explica Gabriel Wulff, diretor de varejo do Mime.

Ele destaca que a mudança proporcionará maior qualidade de vida aos colaboradores, pois será possível estabelecer jornadas de trabalho mais flexíveis. Com o novo formato, alguns postos ainda poderão ter o horário de funcionamento estendido, oferecendo mais comodidade para o cliente.