Sebrae promove em Jaraguá mais uma turma do Empretec

Por: Pedro Leal

05/08/2021 - 10:08

Entre os dias 20 e 25 de setembro, Jaraguá sediará mais uma turma do Empretec, curso promovido em mais de 40 países, destinado a empreendedores que já têm uma empresa ou pessoas que pretendem empreender.

O curso usa de metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil o Sebrae é licenciado exclusivo para ministrar o curso desde 1993. O Empretec busca desenvolver características de comportamento empreendedor. Para participar é preciso se cadastrar no site do Sebrae/SC e passar por uma entrevista com um consultor.

O curso é ministrado em 60 horas de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age. O participante aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e passa por desafios para despertar sua identidade empreendedora.

No próximo dia 17 de agosto, às 19h, acontecerá uma palestra sobre o Empretec, com o objetivo de apresentar o curso para as pessoas interessadas. A palestra será realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e as inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp 47 3274-5352.

Resultados

Os índices de satisfação dos empreendedores que participaram do curso são bastante positivos. Pesquisa realizada com participantes do Empretec em Santa Catarina apontam 95% de satisfação com o curso; mais de 90% confirmaram o aumento dos lucros após a participação no seminário. “O Empretec é um curso interativo, que potencializa as características empreendedoras dos participantes. Temos acumulado resultados muito positivos em todas as edições já realizadas”, fala o gerente da Regional Norte do Sebrae/SC, Jaime A. Dias Junior

O empresário Leandro Rodrigues Garcia já procurou o Sebrae/SC para diversas consultorias, em setores importantes para seu negócio (produtos naturais), como marketing, financeiro, RH, processos gerenciais, entre outros. “O Sebrae/SC me acolheu e os cursos foram muito importantes para o meu desenvolvimento pessoal e me tornaram o empresário que sou hoje”, conta.

Garcia também fez o Empretec, onde ganhou, inclusive, o prêmio de destaque de inovação. “Com esse curso consegui me descobrir como empreendedor, mostraram minhas fraquezas, que foram trabalhadas, e ressaltaram meus pontos fortes como empresário”, relata. “Acho que todas as pessoas do mundo deveriam fazer o Empretec, deveria ser obrigatório para todo empreendedor se descobrir e errar menos”, completa.

Recentemente, Garcia participou de um projeto de inovação participei do projeto de inovação, que aconteceu exatamente no momento em que o empresário estava no início de sua segunda empresa. Hoje, ele está indo para sua terceira empresa. “Hoje estou indo para minha terceira empresa, graças aos parceiros comerciais, sócios e oportunidades que o Sebrae/SC me abriu”, diz.