O Sebrae Jaraguá do Sul apresenta nesta semana mais uma iniciativa estratégica aos lojistas locais para aumentar resultados e melhorar a experiência do consumidor. Concebido em formato presencial, o curso “Visual Merchandising na Prática: A Arte de Organizar, Atrair e Vender Muito Mais” segue até a quinta-feira (31) na sede da instituição, em parceria com a equipe de especialistas da Influenzi Arquitetura, de Jaraguá do Sul. Projetado para ajudar os empreendedores a transformarem o próprio ambiente de vendas, a formação conta com uma abordagem dinâmica e atual. Para além das aulas, incluirá ainda uma consultoria personalizada a cada empreendimento participante, permitindo a total aplicação prática do que foi aprendido.
Para quem nunca ouviu falar nos diferenciais do visual merchandising (VM), a arquiteta especialista Marina Marcolla explica que a técnica é mais do que um método para organizar e destacar produtos, como pode ser decisiva para diferenciar empreendimentos em um mercado competitivo, onde a experiência no ponto de venda é cada vez mais valorizada. “O VM comunica o estilo e a mensagem da marca, configurando o ponto de venda em uma experiência envolvente e memorável para o consumidor”, esclarece.
Nesse contexto, a analista de negócios do Sebrae Jaraguá do Sul, Zenilde Balsanelli, destaca que a formação é uma grande oportunidade para que os lojistas da região, aumentando o impacto visual de seus espaços comerciais, também desenvolvam uma conexão mais próxima com seus clientes. “As lojas que usam o visual merchandising como ferramenta de negócio tendem a gerar maior engajamento e retenção dos clientes, o que, em última análise, reflete-se no aumento das vendas”, complementa.
Mantendo o compromisso em impulsionar o crescimento dos negócios locais, o Sebrae Jaraguá do Sul garantiu valores e condições especiais para a participação de pequenos e médios empreendedores na iniciativa. A inscrição, que permitiu a adesão de até duas pessoas por loja, teve custo de 3 mil reais. Lojistas da micro e pequena empresa investiram somente mil reais, com opções de pagamento em modo parcelado, e o restante do valor sendo subsidiado pela instituição.