Sebrae divulga resultados do programa de aceleração de MEIs em Santa Catarina 

Por: OCP News Vale

01/03/2021 - 14:03 - Atualizada em: 01/03/2021 - 19:24

O Salto Aceleradora de MEIs é o primeiro e maior programa de aceleração para microempreendedores do Brasil. Realizado pelo Sebrae em parceria com o Impact Hub Floripa, a iniciativa divulga para a comunidade os resultados da edição 2020 através de um Relatório de Impacto, celebrando o encerramento de um ciclo e anunciando as novidades para 2021.

A pandemia e o isolamento social pegaram todos desprevenidos. A taxa de empregos formais caiu e o trabalho informal aumentou, tornando cada vez mais importantes as iniciativas focadas no desenvolvimento do microempreendedor, para estruturação e formalização do seu negócio.

Junto a esse cenário, um outro dado ganhou destaque: hoje já existem mais de 10 milhões de microempreendedores individuais. São brasileiros que viram a oportunidade de dar uma vida melhor às suas famílias e colocaram em prática suas ideias e habilidades.

Com o objetivo de ajudar esses MEIs a crescerem, o Salto propõe uma metodologia inovadora e totalmente adaptada para o pequeno negócio. São dez semanas de formação gratuita nas quais os participantes vivenciam uma jornada que combina oficinas, conteúdos, mentorias e muita interação no desenvolvimento de uma rede de networking sólida.

Assim como muitos negócios, a iniciativa também precisou se adaptar devido à pandemia: o time, o conteúdo e a metodologia foram reestruturados para o ambiente digital – tudo isso com o objetivo de contemplar o público-alvo que se encontrava ainda mais vulnerável nesse momento.

Essa adaptação rompeu fronteiras e permitiu a expansão do programa nacionalmente com o apoio do Sebrae, chegando a mais de 100 cidades de Santa Catarina e do Amazonas – de forma 100% online.

Foram ao todo 4.281 inscrições e o programa conseguiu impactar 1.689 famílias.

  • 56% dos microempreendedores tiveram aumento de faturamento;
  • Somando todos os aumentos de faturamento, o montante chega a R$ 710.159,00;
  • 248 empregos foram gerados, em uma das maiores crises da história;
  • Juntos, esses MEIs conquistaram 9.613 novos clientes;
  • A média de faturamento mensal do início ao final do programa significa um aumento de R$ 1.120,20 por MEI.

Esses e mais dados estão disponíveis em um Relatório de Impacto que pode ser conferido em bit.ly/saltoimpacto2020. Para 2021, a expectativa é trazer o que de melhor foi feito nessa última edição, com a possibilidade de realização do Salto em qualquer localidade nos formatos online ou híbrido.

 

“Fechamos com chave de ouro a edição de 2020. Hoje, o MEI ainda é a categoria de empresários que menos recebe apoio. Com esse programa conseguimos repassar conteúdos relevantes para o desenvolvimento dos seus negócios e de seu comportamento como empreendedor”, afirma Paulo Rocha, gerente de Desenvolvimento Regional do Sebrae/SC.

 

Sobre o programa

A metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável.