Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Se produto está caro, não compra”, diz Lula sobre alta dos alimentos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

06/02/2025 - 14:02 - Atualizada em: 06/02/2025 - 14:14

Em meio à alta de preços dos alimentos, o presidente Lula sugeriu, em entrevista nesta quinta-feira (6), que os brasileiros “parem de comprar produtos caros”. As informações são do portal Metrópoles.

A declaração foi dada em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia; ele afirmou que se os brasileiros “deixarem de adquirir os alimentos caros”, os supermercados vão diminuir os preços.

Consultoria da Câmara aponta gasto do governo será R$ 22,8 bi maior que o previsto em 2025

Na entrevista, Lula também sugeriu que os consumidores brasileiros substituam itens mais caros por produtos similares, com preços mais acessíveis.

“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender , senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou o petista.

É a segunda instância deste tipo de discurso por parte do governo Lula. Em janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sugeriu que o consumidor “mude a fruta” para lidar, por exemplo, com a inflação da laranja.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).