Chegando aos 56 anos este mês, Schroeder é uma cidade de crescimento acelerado e desenvolvimento ímpar.

Com 21.991 habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município registrou um crescimento populacional de 43,5% nos últimos dez anos.

Como muitas cidades da região, Schroeder se beneficia da proximidade com a vizinha Jaraguá do Sul, prezando por uma economia diversificada e capaz de se manter de forma autônoma.

O município conta com uma indústria metal-mecânica expressiva, com participação também nos setores têxtil e eletroeletrônico. Essas indústrias se beneficiam de sua localização estratégica, próxima dos polos de Jaraguá do Sul e de Joinville.

Essa localização privilegiada tem se tornado ainda mais atrativa com o avanço das obras da BR-280, segundo o prefeito Osvaldo Jurck.

Foto Arquivo OCP News

"Temos registrado o interesse de muitas empresas em se instalar aqui e visto muita força dos empresários locais. 94% dos empresários que estão no município querem aumentar sua capacidade de produção e sua estrutura", destaca.

Com a vinda de mais empresas para o município, Schroeder tem buscado qualificar sua mão de obra, garantindo que estes negócios sejam progressivamente ocupados por trabalhadores locais - mais um atrativo para a instalação no município.

"Estamos formando parcerias com o Senai e com o IFSC para reforçar a mão de obra local e fortalecer a vinda de novas empresas assim como a capacidade das empresas que aqui já estão", explica o prefeito

O prefeito reforça também a proximidade do poder público local com as associações empresariais do município. "Há três anos, veio uma proposta da Facisc para que planejássemos a cidade para daqui a 30 anos", lembra. O resultado desta iniciativa acabou virando referência.

Associativismo fortalece o município

Enquanto o município comemora seus 56 anos, a Associação Empresarial de Schroeder, a Acias, chega ao seu 25º aniversário, compartilhando da missão desenvolvimentista de Schroeder, afirma o presidente da entidade, Norberto Weiss.

"Ao longo destes anos a nossa cidade mudou muito, acompanhamos o desenvolvimento regional, nacional e internacional. Trabalhamos muito para acompanhar a dinâmica do nosso cotidiano. Temos o orgulho de dizer que aqui não se acompanha as mudanças, aqui nós promovemos as mudanças e o desenvolvimento econômico”, declara.

"Neste momento, nós da Acias queremos parabenizar cada cidadão da cidade pelos 56 anos de nossa emancipação e convida-los a continuar fazendo parte deste grande desafio que é promover o nosso desenvolvimento", completa Weiss.

Desenvolvimento em todos os setores

Os setores de agricultura e comércio de Schroeder têm crescido, garante o prefeito do município.

Com produção primariamente de banana e arroz, a agricultura já foi o pilar da economia local. E com o crescimento da população, o município se viu dotado de um mercado consumidor emergente, outrora dependente de Jaraguá do Sul.

No ano de 2017, foi criado o programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local) Schroeder, parceria entre o poder público, poder privado e entidades de classe.

Foto Divulgação/Prefeitura de Schroeder

O DEL tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico da cidade, com visão futura de vinte anos, sem descuidar das ações diárias. Este planejamento busca garantir um crescimento planejado e que dê conta das necessidades emergentes do município.

O município também foi convidado por sua preservação ambiental e capacidade turística.

Com 70% de área de Mata Atlântica preservada, roteiros Turísticos de Aventura e contemplação, e certificação no Programa de Regionalização do Turismo do governo do Estado, Schroeder teve participação em uma competição mundial, Green Destination, sobre boas práticas de destinos emergentes e estabelecidos.

Além disso, a cidade integra o Caminho dos Príncipes, uma das principais rotas turísticas de Santa Catarina.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul