Schornstein, de Pomerode, e cervejaria paulista oficializam fusão e estabelecem nova marca

Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

04/11/2019 - 18:11 - Atualizada em: 04/11/2019 - 18:30

Está fundada a Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA). A marca é o resultado de uma fusão entre a Schornstein, de Pomerode, e a Leuven, de Piracicaba (SP). A assinatura oficial foi celebrada no final de outubro, depois de um ano de estudos e estruturações das duas partes. A partir de agora, serão acelerados os processos de unificação das operações e colocadas em prática as estratégias conjuntas.

O CEO da CBCA, Gustavo Barreira, classifica o momento como ímpar. “São cervejarias que nasceram em momentos diferentes e com propostas de produto distintas, mas que se unem pela busca constante por crescimento e qualidade. Nós acreditamos numa ascensão ainda mais rápida da cerveja artesanal no país e temos certeza que, através da CBCA, vamos conseguir chegar em mais lares brasileiros, com mais qualidade e preços justos”, comenta.

Para o consumidor, Schornstein e Leuven seguem com produtos e identidades distintas. Para o mercado, uma série de facilidades geradas pela unificação será sentida nos próximos meses. “Ganharemos agilidade, dinamismo e vamos fortalecer ainda mais o potencial das duas marcas”, afirma Gustavo.

A Schornstein é uma das pioneiras no mercado nacional de cervejas artesanais. Iniciou suas operações em 2006 e hoje está em mais de 2 mil pontos de vendas. Entre os destaques da linha estão rótulos premiados nacional e internacionalmente. Um dos exemplos é a IPA, que figura entre as mais conhecidas do país.

Já a Leuven é reconhecida pela inovação não só nos produtos, mas também na gestão. Foi a pioneira no Brasil a captar recursos por intermédio de um equity crowdfunding (arrecadação online, na qual o investidor recebe participações acionárias no negócio), que possibilitou os investimentos na fábrica. Seus produtos já conquistaram mais de 15 medalhas, entre elas seis no World Beer Awards, considerado o “Oscar da cerveja”.

A CBCA já representa um portfólio de 30 produtos e nasce com uma capacidade produtiva que pode chegar a 280 mil litros de cerveja ao mês. Com o processo de fusão concluído, a empresa produzirá inicialmente os rótulos das duas marcas em fábricas no Sul e no Sudeste do país.

Quer receber as notícias no WhatsApp?