SC terá pós-graduação inédita em ‘cidades inteligentes’

Por: Pedro Leal

10/11/2022 - 13:11 - Atualizada em: 10/11/2022 - 13:37

A Federação das Indústrias (Fiesc) promove no dia 21 de novembro o Smart Talks, um fórum que vai reunir experts na área de smart cities (cidades inteligentes).

O evento ocorrerá na Academia Fiesc de Negócios, em Florianópolis, e vai marcar o lançamento de uma pós-graduação inédita nesta área, oferecida pelo UniSENAI em parceria com a Câmara de Smart Cities, da FIESC. Participam diretores de tecnologia e inovação de indústrias, empresas de tecnologia e profissionais de secretarias municipais de inovação e desenvolvimento.

As inscrições no evento de lançamento são gratuitas, mediante cadastro em https://bit.ly/3G9HwJj.

O evento se inicia às 18h30 e terá participação de Josep Miquel Piqué Huerta, presidente-executivo da La Salle Technova Barcelona, um parque de inovação localizado na Espanha. Ele abordará os benefícios de uma cidade inteligente para o desenvolvimento e perpetuação dos negócios. Renan Ferreira Oliveira, diretor de inovação da Opty, e Diego Zagonel, gerente de inovação e e-commerce da Clamed abordam saúde 4.0.

Com carga horária de 360 horas, a pós-graduação é inédita no país. A especialização visa formar profissionais para gerenciar a elaboração e implantação de projetos para cidades inteligentes; realizar análise de oportunidades e necessidades; e criar estratégias de desenvolvimento e aplicação de tecnologia.

O curso se inicia em março de 2023 e terá nove meses de duração abordando conteúdos como: inovação, desenvolvimento territorial, legislação, as dimensões da cidade inteligente e suas áreas de desenvolvimento (educação, saúde, mobilidade, energia, governança, segurança, sustentabilidade, conectividade, entre outras) tudo disso tendo a tecnologia como um tópico transversal.

O MBI conta com um módulo exclusivo para o desenvolvimento de projetos para cidades inteligentes a serem aplicados no mundo real, onde serão abordados tópicos de escrita de projetos e editais, gestão de projetos e capitalização de iniciativas de cidades inteligentes. Durante a especialização, os participantes integrarão ainda missão internacional a Barcelona.

No ambiente virtual de aprendizagem, o acadêmico terá acesso aos materiais de estudos e aulas virtuais ao vivo toda semana. Além disso, estão incluídos quatro encontros presenciais com especialistas na temática, imersões e visitas técnicas em ambientes de referência para cidades inteligentes.