A Whirlpool é a catarinense mais bem colocada no concurso Campeãs de Inovação 2024, promovido pela Revista Amanhã. A indústria de Joinville está na segunda posição do ranking, entre as gaúchas Lojas Renner (1o) e Dell (3o).
Os vencedores foram revelados nesta quarta-feira (7) através do canal do YouTube do Grupo Amanhã em um evento na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis.
Nos trinta primeiros lugares aparecem ainda a Nidec, de Joinville (8o), a BRF, que tem sede em Itajaí (10o), o Hospital Dona Helena, de Joinville (12o), o Grupo Tigre, de Joinville (14o), a Intelbras, de São José (22o), a Multilog, de Itajaí (25o), o Grupo Flexível, de Jaraguá do Sul (28o), e a Buschle & Lepper S/A, de Joinville (30o). Confira abaixo a lista completa.
Para participar do concurso, as empresas interessadas preencheram um questionário fornecido pela Revista Amanhã. A pesquisa é feita em inglês e adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston, nos Estados Unidos. O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação.
No recorte por segmento, as empresas vencedoras foram:
- Cooperativas de Produção – Coopavel, seguida pela Lar, Frimesa, Cotrijal e Cocamar;
- Ensino & Pesquisa – PUCRS/Tecnopuc, seguida pela Unisinos, UCS, Atitus Educação e Feevale,
- Estatais e Filantrópicas – Sanepar, seguida pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR e Hospital Pequeno Príncipe);
- Micro e Pequenas Empresas – Sirros IoT, seguida pela Hexacell Honeycomb, TerraMares Soluções Ambientais e Innovation Laboratório de Consultoria Empresarial, o AnLab)
- Entidades Empresariais – Acate, seguida pelo Sindilojas Porto Alegre
- Energia e Infraestrutura – CGT Eletrosul.
Metodologia do concurso
No questionário, os gestores revelam como a companhia trabalha aspectos como estratégia e recursos voltados à inovação. Em alguns dos questionamentos, é necessário que a empresa descreva com minúcia certos processos internos. No total, o estudo contempla seis dimensões (Resultados, Estratégia, Recursos, Cultura, Organização e Processos).
A dimensão que possui maior peso é aquela que mostra os resultados para os negócios.