Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

SC tem avaliação positiva do Imetro na qualidade e conformidade dos produtos comercializados

Por: Pedro Leal

11/07/2023 - 10:07 - Atualizada em: 11/07/2023 - 10:56

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro) concluiu na última sexta-feira, 07, o Plano Nacional de Vigilância de Mercado, coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A iniciativa nacional, realizada entre 11 de abril a 07 de julho, em parceria com os 24 órgãos delegados no Brasil, teve duração de 90 dias e verificou 13 produtos.

A força-tarefa teve o objetivo de coibir a comercialização irregular de produtos no mercado. Em Santa Catarina, fiscais da área da metrologia e da qualidade verificaram cerca de 161 mil unidades de produtos, tendo encontrado aproximadamente 140 irregularidades.

Foram verificados, um por semana, os produtos: balanças comerciais, kits de Gás Natural Veicular (GNV), capacetes de ciclomotores, bombas de combustíveis, componentes cerâmicos de alvenaria, máquinas de lavar roupa e refrigeradores, cronotacógrafos, brinquedos, taxímetros, fios e cabos, bijuterias, cesta básica de alimentos e colchões.

Considerando os dados estaduais, o maior percentual de irregularidades encontradas foi nos tijolos e blocos de construção civil ( 20%), cronotacógrafos (14%) e nas balanças comerciais (7%). Já os capacetes, kits GNV, eletrodomésticos (máquinas de lavar roupas e refrigeradores) e brinquedos não foram encontradas irregularidades nos produtos vistoriados.

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, avalia como positivo os resultados das operações. “Os números mostram um índice de conformidade favorável dos produtos comercializados em Santa Catarina. O Imetro tem a preocupação de fazer um trabalho preventivo e de apoio ao empresário e ao fabricante lá na ponta, e não somente fiscalizar. O Plano Nacional coloca em destaque a atuação ostensiva do Inmetro, o que garante mais confiança nas relações comerciais, fortalecendo sempre, a justa concorrência”, avalia Soratto.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).