SC gera 12 mil vagas de emprego em setembro, com destaque para setor de serviços

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

04/11/2023 - 19:11 - Atualizada em: 04/11/2023 - 19:47

No mês de setembro, Santa Catarina registrou a abertura de 12 mil vagas formais de trabalho em sua economia. O setor de serviços foi o principal contribuinte, gerando 7,1 mil empregos, enquanto a indústria também apresentou um aumento significativo, com 1,4 mil vagas.

Segundo análises do Observatório FIESC, a contínua queda na inflação, com redução nos preços dos alimentos, juntamente com o reajuste do salário mínimo real, tem sustentado o consumo das famílias e impulsionado a geração de empregos no estado.

Na indústria, esse cenário refletiu na fabricação de produtos químicos e plásticos, que teve a maior expansão de vagas no mês. A crescente demanda das famílias por produtos de higiene e beleza, bem como produtos de material plástico, juntamente com o fornecimento de embalagens para o setor alimentício, impulsionou a criação de 538 empregos nesse setor. A fabricação de alimentos ficou em segundo lugar, com 522 novos empregos, especialmente nas indústrias de produtos panificados, laticínios e pratos prontos.

Outro destaque foi a atividade de obras de montagem industrial, que foi estimulada pela expansão do parque fabril e também teve um impacto positivo no setor de produtos de metal, principalmente na fabricação de estruturas metálicas e obras de caldeiraria pesada.

Além disso, o setor moveleiro demonstrou um terceiro saldo positivo consecutivo em geração de empregos no mês, com a abertura de 135 vagas. As indústrias têxteis, de confecção, couro, calçados, metalmecânica e metalurgia também registraram aumento no emprego no estado. No entanto, as indústrias produtoras de bens de capital continuaram com resultados negativos, devido às taxas de juros ainda elevadas na economia nacional, impactando particularmente a fabricação de máquinas e equipamentos industriais.