SC Expo Defense movimenta setor da indústria catarinense a partir desta quinta-feira

Por: Pedro Leal

18/05/2022 - 15:05 - Atualizada em: 18/05/2022 - 15:07

Nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de maio, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) realiza a 2ª edição da SC Expo Defense, feira de tecnologias e produtos de defesa, na Base Aérea de Florianópolis. O evento vai reunir empresários, representantes das Forças Armadas e de centros de pesquisa.

A intenção é aproximar indústria, Defesa e instituições de ensino e desenvolvimento de tecnologia para gerar negócios e garantir o atendimento a demandas da Aeronáutica, do Exército e da Marinha. A solenidade oficial de abertura será nesta quinta-feira, às 10h, com a participação dos ministros da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, que ministrará palestra; e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, vê o evento como uma oportunidade importante para o aumento de vendas das indústrias. Ele destaca que as Forças Armadas adquirem produtos que englobam praticamente todos os setores, como alimentos, têxteis, máquinas, equipamentos, eletrônicos, tecnologias, entre outros. “A atividade militar e de defesa precisa de tudo aquilo que o mercado civil e as empresas usam no dia a dia além dos produtos específicos para sua atuação”, resume.

Segundo o presidente do Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa), da Fiesc, Cesar Augusto Olsen, a aproximação dos empresários com o setor de defesa é importante porque Santa Catarina pode atender todo tipo de demanda dos militares. Ele reforça o caráter inovador do empresário catarinense e destaca a diversificação da produção local, que inclui desde alimentos até alta tecnologia, passando por peças de automóveis, motores, produtos hidráulicos, tintas especiais e itens de comunicação e segurança.

Na Expo Defense, os participantes terão a oportunidade de conhecer parte da produção catarinense para o setor e ter informações sobre projetos estratégicos da Defesa. Uma das atrações será a réplica do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB). Os visitantes poderão entrar e fazer fotos no equipamento, semelhante às aeronaves que vão incluir o Brasil no restrito grupo de países que utilizam caças de alta tecnologia.

O Exército também estará presente e vai expor peças e ferramentas de viaturas blindadas que atualmente são importadas. Existe o interesse na nacionalização desses itens e os visitantes poderão manter contato com especialistas para conhecer as especificações técnicas dos equipamentos.

Além disso, um representante da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército vai sanar dúvidas dos empresários sobre o Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (Siscaped), sistema de gestão do processo de Credenciamento de Empresas de Defesa (ED), Empresas Estratégicas de Defesa (EED), de Classificação de Produtos de Defesa (Prode) e Produtos Estratégicos de Defesa (PED).

A Marinha vai apresentar embarcações e aeronaves e as maquetes de projetos estratégicos como o SCPN Submarino Convencional com Propulsão Nuclear “Álvaro Alberto” e o Reator nuclear que constituirá a Planta Nuclear Embarcada (PNE). Os visitantes também vão conhecer a Maquete da Fragata Classe Tamandaré, um dos mais modernos e inovadores projetos navais do Brasil, que será produzido em Santa Catarina com investimento de cerca de R$ 9 bilhões.

A programação da Expo Defense inclui ainda rodadas de negócios e palestras que irão abordar temas de interesse da indústria. A abertura contará com a participação de autoridades civis e militares, representantes do Governo e do Ministério da Defesa, e executivos de empresas. Interessados em acompanhar o evento podem se inscrever no site www.scexpodefense.com.br

A SC Expo Defense é patrocinada por: Apex Brasil, Elanus, Flic, Intelbras, RedTech Security, Senai, Sesi, CNI, Quartzo, Fundação CITeB, Dígitro, Metisa, Senai-PR, EAB, B.Lotti, Bovenau, BoxTop, Bremer/Brevil, Certi, Clemar Engenharia, Contronics, Cravil, CSD, Datacabos, Desmodus, Fishing Company, Global Drones, GreyLogix Brasil, Olsen, Parks, Rafitec/Propex, Riosulense, Simmmers, Terä, UsiRota, Vlavi e VK Parafusos. O SEBRAE participa como co-realizador do evento, que tem ainda o apoio institucional da Abimaq, Abimde, ABNT, Prefeitura de Florianópolis e SIMDE, além do apoio do Ministério da Defesa.