Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

SC e Paraguai devem ampliar relações econômicas, acadêmicas e tecnológicas

Foto: Richard Casas

Por: Elisângela Pezzutti

11/10/2025 - 09:10 - Atualizada em: 11/10/2025 - 09:38

A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, recebeu na tarde desta sexta-feira (10), a cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, embaixadora María Adoración Amarilla, para uma reunião que reforçou a intenção de ampliar as relações econômicas, acadêmicas e tecnológicas entre o estado e o país vizinho.

O encontro ocorreu na Residência Oficial da vice-governadora, em Florianópolis, e contou com a participação do secretário adjunto de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Emerson Luis Pereira, do presidente da InvestSC, Renato Dias Marques de Lacerda e do diretor de Atração de Investimentos, Rodrigo Meyer Prisco Paraíso.

A vice-governadora destacou a importância do diálogo e reforçou o apoio do governo catarinense à cooperação bilateral. “É uma honra receber a comitiva paraguaia. Santa Catarina está aberta a fortalecer essa relação. Essa é uma aproximação que pode gerar grandes oportunidades”, disse.

Durante a reunião, a cônsul destacou o interesse do Paraguai em estreitar os laços com Santa Catarina, estado reconhecido pelo dinamismo econômico e pela inovação em diversos setores. “É uma estratégia de desenvolvimento muito interessante de não aumentar impostos e incentivar investimentos. O Paraguai quer estar mais próximo de Santa Catarina, que tem um trabalho muito dinâmico e um crescimento expressivo”, afirmou a cônsul-geral do Paraguai, embaixadora María Adoración Amarilla.

Ela também ressaltou o potencial logístico do país, lembrando que o Paraguai possui acesso à hidrovia Paraguai-Paraná, uma das principais rotas fluviais da América do Sul. Segundo a diplomata, o uso dos portos catarinenses e a cooperação tecnológica podem abrir novas oportunidades de integração entre os dois territórios.

O diretor da InvestSC Rodrigo Meyer Prisco Paraíso observou que, diante do atual cenário regional, há oportunidades estratégicas para ampliar parcerias empresariais, especialmente nas áreas de produção e escoamento de mercadorias. “O ambiente de negócios no Paraguai é muito favorável, e essa aproximação pode gerar ganhos concretos para ambos os lados”, afirmou.

O encontro também tratou da possibilidade de parcerias acadêmicas e tecnológicas, com intercâmbio entre universidades e centros de inovação.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.