SC é o estado que mais cresceu em número de empresas de tecnologia

Foto: divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/08/2020 - 12:08

O Brasil fechou 2019 com 306,4 mil empresas atuando no setor de tecnologia. São cerca de 7 mil a mais em comparação a 2018. Apesar do crescimento no último biênio, este número caiu 8,5% entre 2015 e 2019, passando de cerca de 334 mil para pouco mais de 306,4 mil.

Na contramão dos números nacionais, Santa Catarina se destaca sendo o estado brasileiro que registrou maior crescimento (11,8%) no mesmo período, chegando a 12.138 empresas, mesmo tendo a menor população entre os pesquisados.

 

 

Os dados são do Tech Report 2020, estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Neoway, com apoio do Finep, lançado em evento online nesta quinta-feira (11). O estudo completo está disponível neste site.

 

Quarto polo no país

Com um crescimento de 7,7% no último ano, o ecossistema de tecnologia catarinense é o sexto maior do país em número de empresas. O setor soma 56,5 mil colaboradores, com produtividade (razão entre o faturamento médio e a média de colaboradores por empresa) de quase R$ 80 mil por trabalhador, a segunda maior do Brasil. Somente em 2019, foram criados 3,5 mil novos postos de trabalho no estado.

Santa Catarina ultrapassou Minas Gerais e Rio de Janeiro e se tornou é o 4º maior polo do país em faturamento. São mais de R$ 17,7 bilhões faturados, que representam 5,9% do PIB catarinense. Além disso, foi o segundo estado que mais cresceu em faturamento (12,1%) no comparativo 2019-2018.

“Os dados demonstram o crescimento sustentável do setor ao longo dos anos. Tivemos melhorias em todos os indicadores analisados e os resultados são muito expressivos. Isso se reflete na consolidação do nosso estado como o mais especializado, com mão de obra de qualidade e um grande número de empresas nascendo”, destaca Iomani Engelmann, presidente da ACATE.

 

Mais especializado

Outro destaque do estudo é o reconhecimento do setor catarinense de tecnologia como o mais especializado do Brasil pelo segundo ano consecutivo, com mais da metade das ocupações In Core, ou seja, profissionais atuando diretamente em empresas especializadas em tecnologia.

No cenário atual, em que a transformação digital se tornou ainda mais fundamental para o desenvolvimento da economia, a crescente especialização dos profissionais e empresas é benéfica para todo o ecossistema de inovação.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp