Hoje, no Brasil, existem 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa. Porém, o número representa apenas 34% de todos os donos de negócios do país. Não é possível falar de empreendedorismo sem considerar que mulheres e homens ainda não estão em pé de igualdade. Para fomentar o empreendedorismo entre as mulheres em áreas como economia criativa, tecnologia e inovação, o Sapiens Parque, SEBRAE/SC e Cocreation Lab anunciam a criação do Cocreation Lab Mulher, uma pré-incubadora focada em negócios comandados por mulheres.

A unidade será em Florianópolis e está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher. O programa é totalmente gratuito.

Na busca por igualdade e representatividade, dados mostram a importância de se levar em conta as particularidades da realidade das mulheres brasileiras. Segundo o relatório especial Empreendedorismo Feminino no Brasil, do SEBRAE (2019), a proporção de negócios por necessidade é maior no grupo das mulheres (44% de necessidade contra 32% no caso dos homens).

Elas também trabalham menos horas no negócio (18% menos que os homens), e 25% trabalham no domicílio, dividindo-se entre o próprio negócio e afazeres domésticos ou cuidados com os filhos, contra apenas 6% dos homens.

Saiba mais sobre o Cocreation Lab Mulher

As inscrições para o Cocreation Lab Mulher vão até o dia 20 de abril. Podem se inscrever equipes de Florianópolis e a proponente do projeto deverá, obrigatoriamente, ser mulher, cis ou trans.

A obrigatoriedade não se estende aos demais integrantes da equipe, porém as equipes compostas exclusivamente por mulheres terão um acréscimo de 20% na pontuação na avaliação dos projetos. Serão selecionados até 15 projetos, que depois passarão por cinco meses de pré-incubação gratuita.