Santa Catarina tem o terceiro melhor resultado do ano na geração de emprego, aponta Fiesc

Por: Pedro Leal

30/09/2021 - 09:09 - Atualizada em: 30/09/2021 - 09:55

Santa Catarina alcançou mais um resultado positivo na geração de emprego formal em agosto. O mês encerrou com saldo de 20.305 novas vagas, o terceiro melhor deste ano, atrás apenas de Janeiro (32.556) e Fevereiro (33.867).

De acordo com dados do Novo Caged, divulgados nesta quarta-feira, 29, e analisados pelo Observatório Fiesc, as indústrias geral e da construção foram responsáveis por 7.549 novos postos de trabalho no mês. Os setores de serviços, comércio e agropecuária tiveram saldo de 9.621, 2.982 e 153, respectivamente.

Em agosto, Santa Catarina registrou o terceiro maior saldo do país para a Indústria de Transformação. A geração de empregos da indústria catarinense ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

“Com o resultado de agosto, registramos o oitavo mês consecutivo com criação de novas vagas de trabalho em Santa Catarina. A indústria e a construção são os setores que mais contribuíram com esse resultado durante o período, sinal da força e do dinamismo das nossas empresas”, afirmou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. De janeiro a agosto, a indústria geral e a construção criaram mais de 81 mil novos postos de trabalho em Santa Catarina, a maior participação entre os setores.

Entre os setores industriais, o Têxtil, Confecção, Couro e Calçados registrou o maior saldo de agosto, com abertura de 2.103 novos postos de trabalho. Conforme análise do economista do Observatório FIesc Maicon Luiz Brand, o segmento vem registrando aumentos contínuos na produção industrial, estimulada pelo consumo das famílias e retomada da economia. O resultado também reflete a expectativa do fim de ano, período de crescimento sazonal das vendas.

O setor da Construção também se mantém em expansão no mercado de trabalho, estimulado pela manutenção das taxas de financiamento imobiliário. Foram 1.408 novas vagas abertas no mês de agosto.