Santa Catarina registrou a criação de 6.538 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de junho. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (4).
Jaraguá do Sul fecha semestre com abertura de 1.668 postos de trabalho
No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2025, o estado manteve um crescimento acima da média nacional. No período, Santa Catarina teve o 4º melhor saldo acumulado entre as Unidades Federativas (UFs). Desta forma, com o saldo de 80.381 novos empregos, Santa Catarina ficou atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O saldo representa um crescimento de 3,13% no estoque de trabalhadores formais, desempenho superior ao crescimento acumulado do Brasil (2,59%) e da Região Sul (2,91%).
Comércio e serviços geram quase 38 mil empregos formais no primeiro semestre em SC
“Santa Catarina é um estado que produz muito, com um povo muito dedicado e trabalhador. E o Governo do Estado tem feito o dever de casa, apoiando quem produz, quem gera emprego, renda, com infraestrutura de qualidade e segurança jurídica. Isso é fundamental também para atrair mais investimentos e garantir mais oportunidades de trabalho pra nossa gente”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
O secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, destaca o papel relevante de Santa Catarina no cenário socioeconômico nacional. “No mês de junho, mantivemos nossa terceira posição no ranking nacional em salário médio de admissão do país, com o valor de R$2.325. Isso nos posiciona atrás apenas do Distrito Federal e do estado de São Paulo, duas federações de alto contingente populacional e custo de vida. Na Indústria de Transformação, o ritmo de contratação em solo catarinense é quase 50% acima da média nacional. As evidências reforçam nosso papel estratégico na geração de oportunidades e desenvolvimento regional. Por determinação do governador Jorginho Mello, continuaremos empenhados em fortalecer políticas públicas que valorizem o emprego e promovam melhores condições de vida para a população catarinense”, afirmou o secretário.
Desempenho setorial
No mês isolado de junho, os Serviços lideraram as contratações em Santa Catarina, com a criação de 3.321 novos postos formais de trabalho. O saldo representou 50,8% das novas vagas. Em seguida, vieram o Comércio, com 1.033 novas vagas; e a Indústria, com 1.027, que foram responsáveis por 15,8% e 15,7% das contratações, respectivamente.
O setor de Construção, por sua vez, teve participação de 10,2% na oferta de novas vagas, enquanto a Agropecuária participou com a abertura de 7,5%. Destaca-se que, durante o referido mês de junho, todos os grandes grupamentos tiveram expansão do emprego em Santa Catarina. Os municípios com os maiores saldos foram Joinville (902), seguido por Florianópolis (623) e Itajaí (557 novas vagas).
No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2025, os setores que mais geraram empregos em SC foram os Serviços, com 31.263 novas vagas e a Indústria, com 29.875. Em seguida, vieram a Construção (12.145), o Comércio (6.713), e a Agropecuária (385 novas contratações). Em síntese, os municípios com os maiores saldos acumulados foram Joinville (7.558), Chapecó (3.780) e Blumenau (3.706 novas vagas).