Santa Catarina avança em papel portuário, garante presidente da Fiesc

Foto: Arquivo / Daiane Fagundes / Portonave

Por: Pedro Leal

22/01/2020 - 11:01 - Atualizada em: 22/01/2020 - 11:18

Santa Catarina tem muito a celebrar com o sucesso da manobra de um navio de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura, realizada no dia 16, na nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí, avalia o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.

“Esta é uma etapa importante para que o Complexo Portuário possa receber navios com até 350 metros de comprimento, atendendo modelos de embarcações que vão operar na costa brasileira. Os investimentos realizados garantem a consolidação do estado como um dos mais importantes complexos portuários da América do Sul na movimentação de contêineres”, explica.

Segundo o empresário, estes investimentos mantêm a competitividade da infraestrutura catarinense para atender as demandas da indústria do estado e do país.

Além disso, garantem a geração de renda e emprego para os municípios do entorno e o estado e aumenta a inserção catarinense e brasileira no comércio internacional.

Para o presidente da entidade, deve ser priorizada a melhoria da segurança e capacidade dos nossos eixos rodoviários.

“A BR-101 já apresenta níveis críticos de serviço, principalmente no entorno das cidades de Itajaí, Camboriú, Itapema, Joinville e Florianópolis. Nossos corredores estratégicos, como a BR-470, 282, 280 e 285, necessitam de investimentos na ampliação da capacidade, manutenção e melhoria na segurança”, alerta.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger