Rota do Enxaimel, em Pomerode, é considerada uma das melhores vilas turísticas do mundo pela ONU

Foto: Natália Trentini/OCP News

Por: Pedro Leal

03/12/2021 - 11:12 - Atualizada em: 03/12/2021 - 11:50

Com forte tradição no turismo, Pomerode recebeu mais uma honraria no setor: a Rota do Enxaimel foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo.

O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, na manhã desta quinta-feira (2), em Madri, Espanha. O selo reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.

A honraria indica que a Rota do Enxaimel demonstrou estar alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Os objetivos incluem promover a igualdade de gênero, a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho decentes.

A cerimônia na Espanha ocorreu durante a assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, agência da ONU focada no desenvolvimento da atividade. Estavam presentes o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o representante da Associação Rota do Enxaimel, Albert Sabin, e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

A Rota do Enxaimel é a maior concentração fora da Alemanha de casas construídas na técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. São cerca de 50 casas ao longo de 16 quilômetros, em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na técnica enxaimel, as estruturas de madeira são construídas sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes.

A comunidade também preserva história e costumes em dois clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, em uma escola bilíngue (português-alemão) fundada há 150 anos, nas delícias da culinária típica e nas belezas do artesanato.

Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com incontáveis nascentes de água, ribeirões e cachoeiras. É um exemplo de destino que harmoniza atividades econômicas como turismo, agricultura e indústria à preservação dos recursos naturais e das características genuínas da localidade.