Robôs que limpam painéis solares, servem mesas em restaurantes, fazem café, patrulham e inspecionam zonas de combate. Essas são apenas algumas das novas tecnologias que os industriais de SC observaram na visita à área totalmente dedicada à exposição de robôs de serviço na Canton Fair, durante a missão da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) à China.
A zona chamou bastante atenção dos compradores por apresentar robôs com movimentos altamente precisos e flexíveis, demonstrando seu funcionamento em situações reais e destacando o valor prático dessas tecnologias.
Além de dois dias de visita à maior feira multissetorial do mundo, a missão da FIESC incluiu ainda um encontro com o embaixador Alan Coelho de Séllos, cônsul-geral do Brasil em Cantão, que fez uma apresentação abrangente sobre a China. Ele abordou aspectos históricos, dados econômicos e estatísticos, além de destacar as particularidades das principais províncias do país.
Os participantes também realizaram uma visita técnica ao Lesso Group, uma das maiores empresas de material de construção da China. Os industriais puderam visitar o showroom de produtos e fazer um tour pelo chão de fábrica, onde conheceram processos altamente automatizados e uso intensivo de robótica na produção.
A missão conta com 13 empresários, representando os estados do Paraná, Santa Catarina, Alagoas e Ceará. A 137ª edição da feira contou com mais de 74 mil estandes e cerca de 31 mil empresas participantes, distribuídas em uma área total de 1,55 milhão de metros quadrados.