Revendedores de gás divulgam nota contra sucessivos aumentos do diesel

Imagem ilustrativa | Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

21/06/2022 - 15:06 - Atualizada em: 21/06/2022 - 15:52

A Argás, entidade de classe que representa as empresas revendedoras de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo de Santa Catarina, emitiu nesta terça-feira (21) uma nota de repúdio em relação aos sucessivos aumentos no custo do diesel praticados pela Petrobras.

O último reajuste, anunciado na sexta-feira (17), representa uma alta de 14,26% no valor do diesel vendido às distribuidoras pela petroleira. Com o acréscimo, o preço médio de venda do litro do combustível, passará de R$ 4,91 para R$ 5,61.

“Ocorre que entre os meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022 o aumento no custo do produto, comercializado pela Petrobras, foi de 64%. E do início deste ano até junho, a elevação foi de 67%, segundo levantamento da Fetrancesc – Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina”, diz a nota.

Somando estes dados com o reajuste anunciado no dia 17, nos últimos 18 meses o preço do combustível acumula alta de 174%, segundo a entidade.

A entidade ressalta que o modal de transporte, distribuição e revenda de GLP envasado em botijões, depende diretamente do transporte rodoviário abastecido com diesel. Deste modo, os aumentos representam oneração dos custos da revenda e, consequentemente, repasses ao custo final do produto.

“Diante de tais fatos, a Argás, que representa quase três mil revendas no Estado, manifesta-se contrária aos sucessivos aumentos praticados pela Petrobras”, diz a nota.

A entidade reitera que, tal prática, gera impacto negativo tanto aos orçamentos domésticos quanto às pequenas empresas.