Retorno do atendimento presencial nas agências do INSS fica para agosto

Por: Pedro Leal

09/07/2020 - 06:07

O atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até 31 de julho, segundo uma portaria publicada na edição de quarta-feira (8) do Diário Oficial da União.

Com o prorrogamento, a reabertura gradual das agências deixa de começar em 13 de julho e passa a começar em 3 de agosto – e não está garantida, pois o órgão reconhece a possibilidade de ampliar a prorrogação.

Em nota, o INSS informou que o adiamento do retorno gradual do atendimento presencial “foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista.”

“Essa decisão mostra que os gestores da Previdência Social estão comprometidos com o objetivo de conciliar a segurança sanitária da população e dos servidores com a garantia da proteção social dos segurados e beneficiários”, acrescentou órgão.

A reabertura não será integral: o funcionamento será de seis horas contínuas e o atendimento presencial será restrito exclusivamente aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135), assim como para serviços como perícia médica, que não podem ser feitos de forma remota.

O INSS suspendeu o atendimento presencial no final de março, parte do pacote de medidas para enfrentar a epidemia do coronavírus, e já havia antecipado que esse prazo poderia ser prorrogado.

 

Comércio cresceu em maio

O volume de vendas no comércio varejista nacional teve crescimento de 13,9% em maio deste ano, na comparação com abril. A alta veio depois de dois meses de queda devido à pandemia do novo coronavírus.

Em abril deste ano, por exemplo, a queda havia sido de 16,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Teletrabalho é exercido por 13,3% dos brasileiros ocupados

Em maio, o teletrabalho foi exercido por 13,3% das pessoas ocupadas no Brasil, o equivalente a 8,7 milhões de trabalhadores, segundo o estudo que teve como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado consta na nota técnica Teletrabalho na pandemia: efetivo versus potencial, divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo aponta que 10,3% dos homens e 17,9% das mulheres exerciam seu trabalho de forma remota. Considerando apenas as pessoas que trabalhavam remotamente, 46,4% eram homens e 53,6% eram mulheres. “Ao segmentar por cor/raça, tem-se que 63,7% dos ocupados em atividade remota são brancos, enquanto 34,3% são pardos ou pretos”, aponta o Ipea.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul